Uma revista digital que representa a revitalização de uma escola em que a rede de afetos literalmente cria vidas e planta sonhos. Desenvolvida pela E.M. Isaías Alves (6ª CRE), que fica no bairro de Guadalupe, na Zona Norte carioca, a publicação “Os Carioquinhas” reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar.
Integrante da Agência de Notícias dos Alunos da Rede – Andar, a revista “Os Carioquinhas” é uma mídia disparada nos grupos de Whatsapp das turmas, com postagem também no Facebook. Uma revista com visualização online em que o leitor pode folhear com um simples clique e que envolve um trabalho coletivo de alunos e professores.
Para a diretora da unidade escolar, Gisele Silva de Azevedo Alves, a revista é uma forma de se apropriar das novas tecnologias com o objetivo de melhorar a escrita e a leitura dos alunos. Ela explica como são produzidas as edições de “Os Carioquinhas”:
“Separamos a revista por sessões, cada turma fica responsável por uma. As atividades na Sala de Leitura são o momento em que as turmas fazem a curadoria. As professoras articulam junto e repassam para nós”.
A E.M. Isaías Alves oferece aulas até o 6º ano do Ensino Fundamental I em turno único, e as segundas-feiras são reservadas para se dedicar a “Os Carioquinhas”. Os mais participativos são os alunos do 6º ano, responsáveis em auxiliar os alunos do 4º e do 5º. A coordenadora pedagógica Ivone Taranto explica como são divididas as funções:
“Todos participam em alguma sessão, com gêneros textuais diferentes. A revista tem a parte de diversão, de notícias, de manchete, de desenhos. Mas os alunos do 6º ano ajudam a digitar, separar, e cobrar dos demais”.
Aluna do 6º ano, Evelyn Maciel Maeta, de 13 anos, conta que a experiência em participar da revista é algo novo em sua vida, e que o conhecimento que vem adquirindo é de engrandecimento e afeto aos seus colegas de escola, como na seção dos recadinhos do coração:
“Fazer a digitação e ler alguns recadinhos, que fazemos para os funcionários, para os amigos, para nossos pais lerem, e que vem do coração das pessoas, é uma sensação muito boa. Está sendo incrível participar da revista", diz a aluna, em depoimento durante visita da MultiRio à unidade escolar.
Por sua vez, a aluna Nayara Lorrana Oliveira dos Santos, de 12 anos, também do 6º ano, acredita que a nova experiência pode oferecer excelentes frutos em sua vida adulta. A menina já imagina uma atividade profissional de influenciadora:
“A gente aprende a digitar, a prestar mais atenção nas coisas, e como eu sou muito curiosa, eu consigo fazer. Posso levar essa aprendizagem para vida, posso ser influenciada agora e muitos anos depois eu posso ser jornalista também, posso influenciar muitas pessoas”, diz a aluna.
Quando vão para atividades de campo, como entrevistar profissionais da Educação, como coordenadores pedagógicos ou até mesmo a equipe da MultiRio, os alunos vestem um colete azul de imprensa, identificando-os diante dos demais alunos e até mesmo fora da escola, quando produzem conteúdos pela vizinhança.
Revista renasce junto com projeto político pedagógico da escola
“Os Carioquinhas” reúne uma diversidade de informações de interesse à comunidade escolar. Além da produção textual, as páginas trazem seções como “Pequenos Ilustradores, Grandes Talentos”, que são galerias virtuais de desenhos inspirados em livros da Sala de Leitura; “Exercendo a cidadania”, com campanhas ambientais, como pela preservação do Rio Acari; também a intitulada “Receita dos responsáveis”, com receitas de doces e salgadinhos das famílias dos alunos; além de entrevista com professores, fotos da coluna social “Aconteceu na Isaías”, e a já mencionada, “Recadinhos do coração”.
A história da revista digital remete ao projeto pedagógico idealizado por professoras como Gisele Silva e Ivone Taranto, de resgate das perspectivas de futuro de gerações de crianças. O símbolo é um girassol. Mas para entender melhor essa história, é preciso voltar ao ano de 2006, quando a escola atendia turmas da Educação Infantil ao 9º ano, e a diretora Gisele Silva assumia o cargo de coordenadora pedagógica. Buscando maior integração na comunidade escolar, ela pôs em prática um projeto de jornal mural chamado “Pop Escola”:
“Ao montar o projeto político pedagógico, percebi um retorno de todos os segmentos de que a escola precisava de uma unidade. Veio a ideia de construir um jornal que todos participassem, e que melhorasse o nível de escrita e leitura dos alunos, visto que no Ideb [Índice de Desenvolvimento de Educação Básica], no momento, era um dos mais baixos”, lembra a diretora.
Foi montada uma espécie de caixa postal no refeitório escolar, onde todos, alunos, professores e funcionários, poderiam depositar mensagens em textos, charadas, recados e perguntas, tudo conferido pelos alunos mais velhos, e posteriormente impresso e colado em cartazes, que eram pregados nas paredes das salas de aula e nos murais:
“Vimos um enorme crescimento na vontade de ler, a cada vez que colocávamos, em forma de jornal mural, eles aguardavam ansiosamente. É o interesse espontâneo pela leitura”, explica a diretora, ressaltando que tudo era muito artesanal, sem as tecnologias que são usadas hoje em dia.
Gisele Silva conta que durante longos anos, devido a mudanças na estrutura da gestão escolar, o projeto teve de ser interrompido. Em 2022, no entanto, o sonho de retomá-lo foi incorporado pelas outras professoras, e sua realização ocorreu dentro do novo projeto pedagógico escolar, denominado “Semeando sonhos, florescendo vidas”.
Para a coordenadora Ivone Taranto, a revista “Os Carioquinhas” simboliza o renascer de novas perspectivas. Ela lembra de tempos em que sonhar com o futuro não fazia parte da vida dos alunos:
“Eu via muita desesperança. Então resolvemos estimular sonhos. A revista representa o sonho de se alfabetizar, de ter uma profissão em que possa se sentir realizado, de divulgar através dos classificados seus trabalhos, de conhecer personalidades bem-sucedidas. A revista é realmente um instrumento de esperança", diz a coordenadora.
Assim, a comunidade escolar foi convidada a participar do plantio de girassóis, representando estes sonhos. Familiares de alunos, ex-alunos, professores e funcionários ganharam a responsabilidade de cuidar dos vasinhos na escola. Durante os fins de semana, os alunos levam as mudas para a casa. As professoras planejam, ao final do ano, dar os girassóis crescidos para escolas vizinhas, além de iniciar o plantio de ipês, onde os sonhos serão inseridos nas garrafas com sementes para que, no futuro, alguém possa conferir se foi realizado.
A inserção de “Os Carioquinhas” na Andar, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação, é comemorada pela diretora Gisele Silva:
“Vai representar a subida de um degrau para outro patamar na questão da inserção da Cultura Digital, porque são conhecimentos que nós não temos. A parceria da Andar, trazendo oficinas, ampliando o uso das tecnologias e o protagonismo deles, é resgatar em nossos alunos a capacidade de sonhar como cidadãos numa sociedade mais justa. Estar no projeto Andar será uma ferramenta maravilhosa para alcançar nossos objetivos”, explica.
17/05/2023
Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio.
Andar
19/12/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil
Andar
12/12/2022
Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.
Andar
08/12/2022
A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.
Andar
02/12/2022
Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola.
Andar
28/11/2022
Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil
Andar
24/11/2022
Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital
Andar
09/11/2022
Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.
Andar
04/11/2022
Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro
Andar
01/11/2022
Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.
Andar
19/10/2022
Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania
Andar
14/10/2022
Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.
Andar
04/10/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.
Andar