A PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO - 01/10/2018
O programa apresenta discussões sobre a produção de textos em turmas de alfabetização. Dentre as reflexões propostas enfatiza-se a escrita significativa, pressupondo um interlocutor real. Busca-se discutir a necessidade de superação das propostas de produção textual cujo objetivo é, exclusivamente, a correção/avaliação do professor. Considerando a faixa etária dos alunos, o currículo e as características de aprendizagem próprias das crianças, o programa traz, como exemplo, uma aula desenvolvida no Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda na qual os alunos produzem, em grupos, as regras de um jogo criado por eles mesmos a partir de uma leitura literária. As professoras convidadas discutem aspectos como: a produção de textos e a construção de sentidos, o processo de produção textual e suas diferentes etapas, a análise da língua que vai além das unidades mínimas, a negociação de sentidos que perpassa o processo de produção de textos e o papel da mediação docente no desenvolvimento da escrita dos alunos.
Convidadas: Letícia Santos da Cruz, pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela UFRJ, assistente da Gerência de Educação da 9ª CRE; Lyvia Cristina Ferreira Lima, pedagoga e assistente da Gerência de Educação da 9ª CRE; Denise Barreto de Resende, professora alfabetizadora; Alessandra Gonçalves dos Santos, professora da Gerência de Alfabetização da SME.