2 mercado Paco corrigido T
O mercado da Praça do Paço (atual Praça Quinze) ficava na mais importante área portuária do Rio e seu movimento se multiplicou com os novos artigos trazidos pelos ingleses. Gravura de William Smyth, 1832. Domínio público, Museu Imperial

Paralelamente ao enraizamento dos novos colonos, havia a pressão inglesa para o estabelecimento de novos acordos políticos e econômicos com o governo português. Os ingleses, bastante prejudicados pelo Bloqueio Continental, tinham urgência na abertura de novos mercados, sem o que sua economia poderia sucumbir. Para eles, a América era uma espécie de compensação para as perdas europeias e, assim, sentiam-se no direito de participar como "sócios preferenciais" dos negócios portugueses.

A Inglaterra pressionava D. João, por intermédio de Lord Strangford, ex-embaixador em Portugal e enviado ao Brasil para tratar da complementação dos negócios decididos ainda na Europa. As negociações foram demoradas e difíceis, pois D. João sabia que as pretensões inglesas iam prejudicar os interesses dos antigos colonizadores  e dos comerciantes portugueses, e tentou minimizá-las. Mas, diante da inflexibilidade dos ingleses, aqueles grupos viram cair por terra seus antigos privilégios e monopólios.

Em 1810, foram assinados os tratados de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação e um último que tratou da regulamentação das relações postais entre os dois reinos. Esses tratados quebraram o monopólio português em nome do liberalismo e feriram em cheio os interesses lusos, além de humilhar a soberania portuguesa. A Inglaterra impôs vantagens, entre as quais: o direito da extraterritorialidade, que permitia aos súditos ingleses radicados em domínios portugueses serem julgados aqui por juízes ingleses, segundo a lei inglesa; o direito de construir cemitérios e templos protestantes, desde que sem a aparência externa de templo; a garantia de que a Inquisição não seria instalada no Brasil, com o que a Igreja Católica perderia o controle das almas; a colocação dos produtos ingleses nos portos portugueses mediante uma taxa de 15%, ou seja, abaixo da taxação dos produtos portugueses, que pagavam 16%, e bem abaixo da dos demais países, que pagavam 24% em nossas alfândegas.

Tratato da Amizade t
Capa do Tratado de Amizade e Aliança, acordo entre Portugal e Inglaterra. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

Em relação à escravidão, ficou determinada uma gradual abolição do comércio de escravos e, também, que os portugueses só os capturariam nas regiões africanas pertencentes a Portugal. A ação repressiva inglesa vai mais além, tentando impor um prazo para o encerramento do tráfico negreiro como também a busca em navios que considerasse "suspeitos" de comerciar escravos negros.

Houve uma grita geral no Rio de Janeiro e em outros pontos, pois muitos interesses foram prejudicados, além daqueles dos antigos colonizadores. Os bispos e padres católicos eram contrários à liberdade de culto para os protestantes; os magistrados não concordavam com a existência do juiz inglês; os traficantes negreiros protestaram contra as limitações impostas à escravidão; os comerciantes reinóis sentiram-se totalmente ameaçados nos seus negócios. Para esses grupos, os ingleses estavam se tornando os novos colonizadores. A colônia saía da esfera do colonialismo mercantilista português para ingressar na dependência do capital industrial inglês.