ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da Rede Municipal do Rio
24 Março 2023 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Cartografias boa pratica timef

Cartografias de Boas Práticas da Rede dá visibilidade a práticas exitosas das escolas cariocas em diversas áreas, como alfabetização e midiaeducação, que ficam disponíveis no site do projeto

A partir desta sexta-feira (24), começa a nova chamada para inscrições de boas práticas pedagógicas realizadas nas unidades escolares da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. A plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede, lançada no final do ano passado, reúne iniciativas e práticas inovadoras dos professores da Rede Municipal do Rio, dando visibilidade às boas histórias que as escolas têm para contar. Junto com os editais de chamada relacionados às diversas áreas e segmentos do Ensino Fundamental, a data também marca a publicação de novas práticas escolares inseridas na plataforma.

Para dar visibilidade, reconhecer e promover o compartilhamento de práticas pedagógicas de sucesso nas escolas cariocas, a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro oferecem a plataforma on-line Cartografias de Boas Práticas da Rede. O projeto oferece cartografias ou mapeamentos - cada uma corresponde a um tema, como alfabetização ou práticas leitoras - georreferenciados, indicando as iniciativas e as unidades escolares onde elas acontecem, tudo isso distribuído no mapa da cidade do Rio de Janeiro.

O professor da Rede Municipal do Rio participa por meio dos editais para inscrição de propostas. Nesta chamada, estão abertos os editais sobre práticas em Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos iniciais, Alfabetização e Letramento, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Midiaeducação, Cultura Maker, Programa “Bora Pra Escola”, Práticas Extracurriculares, Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape. Os formulários de inscrição de cada tema estão na plataforma, assim como os editais com as orientações.

Os mapeamentos oferecidos, com novas práticas escolares cadastradas, são os seguintes: Práticas Leitoras, Práticas Extracurriculares, Educação Étnico-Racial, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial na perspectiva inclusiva.

Cada iniciativa escolar mapeada traz uma ficha com informações, relatos, resultados observados e registros em imagens e vídeos, para que possam inspirar e ser reproduzidas em outras escolas, espalhando boas experiências por toda a Rede Municipal do Rio. A plataforma também é um repositório para que pais, responsáveis e público em geral conheçam um pouco do trabalho realizado nas unidades escolares da cidade.

A plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede foi desenvolvida no “guarda-chuva” do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação e que reúne várias ações voltadas para estudantes e professores cariocas

Serviço

Cartografias de Boas Práticas da Rede
www.multi.rio/cartografias
Inscrições de práticas pedagógicas abertas de 24 de março a 31 de maio para professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Novas boas práticas escolares disponíveis na plataforma.

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp