ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Como construir seu prisma de simulação holográfica
22 Setembro 2016 | Por Nuno Caminada
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Na simulação holográfica, temos em geral várias imagens e várias faces de reflexão, sendo a configuração do prisma de forma simétrica a mais simples. Como o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência da luz, esta superfície idealmente estará a um ângulo de 45 graus em relação à tela, para que não haja deformação da imagem e para que a imagem se forme verticalmente e dentro do ângulo de visão do observador.

Exemplo de website de cálculo de pirâmide

Não é difícil calcular esse prisma ou essa pirâmide. Já existem algumas ferramentas on-line que facilitam ainda mais o trabalho.

Uma vez definido o tamanho da tela que será usada – computador, tablet ou smartphone –, podemos utilizar uma dessas ferramentas para calcular o resto. Tendo três ou quatro faces de reflexão, a pirâmide-base terá quatro lados; logo, esse parâmetro é fixo – quatro. Para uma pirâmide de quatro faces reflexivas, a lateral menor da tela é o tamanho da base; para três faces, podemos usar a lateral maior.

De posse das medidas, podemos utilizar qualquer material transparente e reflexivo, como vidro, acrílico, policarbonato, acetato etc. Para telas pequenas, o material mais fácil de trabalhar é o acetato, aquele usado em transparências, que pode ser comprado em qualquer papelaria. Como ele é vendido em várias espessuras, prefira 0,3mm ou mais grosso, para evitar deformações depois de montada a pirâmide.

Exemplo de molde de pirâmide

 

Depois de cortada e montada a pirâmide, é só colocar sobre ou sob a tela, sempre com o vértice na direção desta, e escolher um dos muitos filmes disponíveis no YouTube para esse tipo de mídia.

É recomendado cortar o topo da pirâmide para facilitar o alinhamento desta com a tela; assim não será necessário criar um apoio para manter a pirâmide alinhada. É fácil produzir imagens estáticas para essa mídia também, utilizando programas de edição de imagem, idealmente representando diferentes visões em cada face.

Para saber o passo a passo da construção de um prisma. clique aqui.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp