ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Videoaulas de Matemática revisam conteúdos do 6º ao 9º ano
02 Agosto 2017 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Quem nunca se viu um pouco perdido e/ou cheio de dúvidas ao tentar resolver exercícios de Matemática? A tarefa é ainda mais difícil quando é hora do dever de casa – e o professor não está por perto. No entanto, além de recorrer a anotações do caderno, os alunos podem reforçar os conteúdos do 6º ao 9º ano na série de videoaulas Tempo de Estudar, produzida pela WebTV MultiRio. 

O professor Anderson de Oliveira, da E.M. durante videoaula de Geometria voltada a alunos do 9º ano (Foto: Reprodução)

Com duração aproximada de 15 minutos, as aulas são ministradas por professores da Rede Municipal e abordam temas identificados como de maior dificuldade para os alunos, a partir dos resultados das provas bimestrais da Secretaria Municipal de Educação (SME–RJ) de 2015. Todo o conteúdo está disponibilizado no Portal MultiRio e no YouTube

Além de assistir aos vídeos, é possível baixar o material de apoio correspondente à aula – slides com o passo a passo das explicações e uma cartela de exercícios, resolvidos no início da aula subsequente.

Professores da Rede que queiram usar o material para revisar conteúdos junto com os adolescentes podem fazer o download, também, dos vídeos. Para isso, basta se cadastrar no Portal e fazer o login.

As videoaulas disponíveis são comandadas pelos professores Heitor Oliveira (6º e 9º ano), das E.M. Estácio de Sá; Marcelo Salvador (7º ano), da E.M. Pereira Passos; Clayton Botas (8º ano), do Ginásio Carioca Rivadavia Corrêa; Anderson de Oliveira (9º ano), da E.M. Mozart Lago; e Gina Pereira (9º ano), do Ginásio Carioca Governador Carlos Lacerda.

“Acredito que a eficácia desse formato se dê pela interatividade. O aluno tem a possibilidade de rever conteúdo, analisar exemplos, parar o vídeo e voltar para ouvir a explicação novamente. Tudo isso em um ambiente confortável para ele, no computador ou no celular. A possibilidade de estudar com uma ferramenta multimídia é um ganho enorme”, afirma Heitor Oliveira, que diz ter recebido um ótimo retorno de seus alunos. “Avisei aos alunos do 9º ano, por exemplo, que era possível rever os conteúdos das aulas no Portal MultiRio e eles se interessaram bastante. Estudaram a partir dos vídeos, reviveram a aula em casa e o rendimento foi consideravelmente superior”.

Para o professor Clayton Botas, a experiência no Tempo de Estudar foi uma oportunidade, inclusive, de autoavaliação. “Eu nunca havia gravado videoaulas, mas é um formato que vem crescendo muito. Vejo colegas professores fazendo e os alunos têm assistido. A dinâmica é bem diferente da sala de aula, com alunos perguntando e interagindo, mas muito interessante também. As gravações me ajudaram a repensar, por exemplo, meu vocabulário. Trabalhei com pessoas que não vivem o cotidiano da Matemática, então, tive que explicar de outras formas”.

A proposta da MultiRio é que a série Tempo de Estudar se estenda a outras disciplinas, como História e Língua Portuguesa, cujas aulas voltadas a alunos do 9º ano foram publicadas recentemente e podem ser conferidas aqui.

Conheça o assunto de cada videoaula de Matemática, por ano de escolaridade:

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp