ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Dezembro, tempo de desacelerar
16 Dezembro 2020 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Série Pertencimento Ambiental, do artista Carlinhos Brown, ensina a cuidar de si, do próximo e do ambiente (Divulgação: Instagram)

Em um ano especialmente desafiador, dezembro é, mais do que nunca, propício a uma pausa. O Portal MultiRio selecionou algumas dicas on-line para trazer um pouco de leveza nessa virada para 2021.

Começamos com música para todas as famílias na Sala Virtual Cecília Meirelles. Aos 43 minutos de espetáculo, é possivel  assistir a Tico-Tico no Fubá, de Zequinha Abreu; Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos; e Brasileirinho, de Waldir Azevedo. A performance é do Duo Santoro e da percussionista Ana Letícia Barros, que usa pandeiro, triângulo e caxixi, instrumentos brasileiros por excelência.

Quem gosta de funk? Carlinhos Brown fez música e coreografia com o batidão carioca para crianças. A música fala de saci, mula-sem-cabeça, curupira e lobisomen e está disponível no canal dele no YouTube (aos 12 minutos e 34 segundos do vídeo). O perfil do Instagram Paxuá e Paramin, mantido pelo artista, tem muito conteúdo para crianças, com música, dança e desenho animado.

Bicicleta é aventura de criança e também argumento para o curta do Festival de Cinema Infantil de Florianópolis. Esse e outros audiovisuais infantis podem ser vistos no acervo do evento no YouTube .

Formação de produtores audiovisuais para cidades pequenas com até 20 mil habitantes, que teve seis edições entre 2004 e 2017 (Divulgação)

Que tal conhecer o Brasil? É possível por meio dos curtas do projeto Revelando os Brasis, que formou produtores audiovisuais em cidades com até 20 mil habitantes. A primeira edição aconteceu em 2004 e a última em 2017. Os contemplados que tiveram suas ideias selecionadas participaram de aulas de roteiro, iluminação, cenário, figurino etc. para contá-las na linguagem do cinema.

O  acervo de seis anos do projeto está disponível no canal do YouTube. Há desde Aquele apito do trem, que conta a história de Nova Mamoré, em Rondônia, com o trem, a borracha e os indígenas, até relatos dos descendentes de africanos escravizados em Antônio Carlos, município da grande Florianópolis, em Santa Catarina. Ao todo, são 170 curtas mostrando os diferentes “brasis” e seus múltiplos personagens e cenários. Boa viagem.

Embora possamos conhecer muitos lugares por meio do audiovisual, ainda estamos restritos fisicamente. Mas, esse tempo em casa pode ser usado de maneira criativa e prazerosa. A Editora Mol resolveu ajudar nesse propósito e disponibilizou para download gratuito três livros interessantes:

101 Coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam - traz sugestões de brincadeiras.

Língua Solta! – 52 cartas com perguntas para inspirar conversas em família, um verdadeiro puxador de papo.

Brinca Comigo? Mais 52 cartas com atividades simples e divertidas para desenvolver com as crianças.

O site Google and Arts oferece algumas experiências virtuais interessantes, como mergulho submarino (a narração é em Inglês, mas as belas imagens são para qualquer idioma); a primeira circum-navegação do globo terrestre; ou passear pelo Rio de Janeiro sem sair de casa.  

A MultiRio deseja a todos um fim de ano de paz, saúde e criatividade!

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp