ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Google Cultural Institute: obras de arte, documentos históricos e muito mais
01 Julho 2014 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Caravaggio interna_2Se você deseja conhecer o universo das artes, os bastidores de fatos históricos, fazer uma visitinha à Torre Eiffel no ano de 1900 e, ainda, passear pelas maravilhas do mundo moderno e antigo, basta acessar o Google Cultural Institute. O Portal oferece um arquivo digital de exposições e coleções do mundo inteiro, com imagens em alta resolução de obras-primas de museus de mais de 40 países. Além disso, é possível visualizar, em 3D, locais que são patrimônio da humanidade.

Para viabilizar a iniciativa, lançada em 2001, o Instituto estabeleceu parcerias com instituições como o Museu Britânico, o Yad Vashem, de Jerusalém, o Museu Galileu, em Florença, o Museu de Auschwitz-Birkenau e o Museu da História Polaca, em Varsóvia, entre outros. Conheça melhor cada seção do site:

Art Project – Aqui, o usuário encontra um acervo da arte produzida em vários países do mundo, com descrição, detalhes, data de criação e a qual coleção ou museu a obra pertence.

Momentos Históricos – Direcionado a quem sempre teve curiosidade a respeito dos bastidores dos principais fatos da humanidade. Reúne informações a partir de documentos, fotos, vídeos e até mesmo de depoimentos pessoais sobre os eventos.

Mural em Buenos AiresWorld Wonders – A ferramenta Street View possibilita o acesso aos patrimônios mundiais da humanidade. O visitante virtual pode conhecer desde áreas arqueológicas de Pompeia até o Memorial da Paz de Hiroshima, entre tantos outros lugares históricos.

Na página principal do Instituto Cultural Google, o Conteúdo em Destaque integra temas variados, como imagens da Torre Eifell em 1900, o Centro de História dos Judeus, a biografia de Nelson Mandela, o Palácio Nacional de Quelez e milhares de outras opções.

Há, ainda a coleção digital de arte urbana. O objetivo desse projeto é conservar digitalmente intervenções artísticas presentes em cidades do mundo inteiro e que, muitas vezes, são apagadas ou retiradas de seu lugar de origem.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp