ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Encontro com autores e produtores celebra realização do livro A arte dos contos
30 Novembro 2018 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto de Alberto Jacob Filho

Participantes do livro A arte dos contos, escrito por profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino, estiveram, no dia 29 de novembro, em um encontro dos parceiros nessa produção, no auditório da CDURP. A apresentação foi da assessora-chefe Simone Monteiro, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio. A ocasião prestou, ainda, uma homenagem póstuma, em vídeo, a Caique Botkay, idealizador do projeto.

Após a exibição do especial sobre o projeto, a professora Anna Rennhack, pedagoga e editora de literatura infantil e juvenil, falou sobre a importância da iniciativa. “O professor que lê e se sente entusiasmado pela leitura vai promover em seu aluno o amor pela leitura”, disse.

Autores, dinamizadores e a equipe de edição do livro estiveram representados em uma roda de conversa com Claudia Regina de Melo Duarte, professora de Sala de Leitura e dinamizadora no projeto; Debora dos Santos Benevides, secretária escolar e autora de conto; Rafael Monteiro, da Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação (SME), ilustrador da obra; a assessora Regina Protasio e o programador visual Daniel Nogueira, da equipe da MultiRio que desenvolveu o livro.

Ao contar sobre as rodas de debate dos contos das quais participou, Debora Benevides ressaltou a participação diversa. “O trabalho foi muito interessante, além da abertura desse leque aos funcionários”, afirmou. Daniel Nogueira falou dos desafios de elaborar a identidade visual: “o design é um ponto final para concatenar as diversas ideias envolvidas no projeto”. Ao final, o professor David Berkowicz leu um trecho do seu conto, A professora loura do banheiro.

O livro A arte dos contos traz 54 textos produzidos pelos diversos profissionais de unidades de turno único da Rede Pública Municipal de Ensino. Os contos autorais são a expressão dos leitores-autores que participaram do projeto A Arte dos Contos – incluindo professores e funcionários de apoio à educação – que, em rodas literárias com dinamizadores, puderam ler e debater contos de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector, João do Rio e Adélia Prado, entre outros. O projeto é uma parceria da MultiRio com a Coordenação do Projeto das Escolas de Turno Único e a Gerência de Leitura e Audiovisual da SME. A versão digital do livro está disponível na área de Publicações.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp