ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira
17 Maio 2018 | Por Larissa Altoé e Laís Orsolon
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A diretora adjunta Paula Viana reuniu professoras, funcionárias e mães de crianças do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecilia Ferreira (8ª CRE), em Realengo, para realizar o Mapa de Empatia, uma das ferramentas propostas pela SME no processo de autoavaliação das unidades escolares. O objetivo da dinâmica é refletir sobre a percepção de cada membro da comunidade escolar e seus respectivos papéis, desejos e anseios, em busca de compreensão e respeito às diferentes opiniões.

Balões vermelhos foram distribuídos aos grupos. No interior de cada um, havia perguntas sobre como os responsáveis pelas crianças que frequentam o EDI pensam, sentem, veem, ouvem, falam e agem em relação ao trabalho realizado na unidade, além de questionamentos sobre suas dores e necessidades. Depois de debaterem a questão, um representante de cada grupo contava para todos os presentes a conclusão obtida.


Professoras do EDI relatam o resultado dos debates.

A diretora adjunta ressaltou que o trabalho no EDI é feito a partir de projetos pedagógicos que privilegiam a escolha das crianças, levando em consideração suas próprias vivências e experiências pregressas. Segundo Paula, os professores atuam como mediadores no desenvolvimento das crianças.


A diretora adjunta, Paula Viana.

A professora Kelly Venâncio foi a porta-voz do grupo que discutiu o que os responsáveis falam e fazem quando estão no EDI.



No encerramento, a diretora adjunta lembrou que o processo de autoavaliação da unidade ainda terá novas reuniões até chegar ao plano de gestão para os próximos três anos. “Vamos projetar quais caminhos seguir, metas, novas possibilidades e também possíveis percalços a serem enfrentados”, disse Paula. 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

23/05/2018

Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

22/05/2018

Unidade da 9ª CRE reuniu a comunidade para definir metas e estratégias.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

21/05/2018

Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

18/05/2018

Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

16/05/2018

Professoras da unidade localizada na 2ª CRE acreditam que o processo trará benefícios para a escola.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

15/05/2018

Processo é antigo na escola da 3ª CRE e tem sido fundamental para o seu avanço. 

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

14/05/2018

Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

11/05/2018

As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

09/05/2018

Escola da 5ª CRE deu salto de qualidade ao dar voz e ouvidos a todos.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

08/05/2018

Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018