A História da África – conteúdo previsto na Lei N.º 11.645/2008 – é repleta de mulheres que tiveram grande importância e, até hoje, são símbolos de resistência e consideradas heroínas nacionais nos países onde viveram, como na Nigéria, em Angola, em Gana, na Argélia, na África do Sul e em Madagascar.
Rainhas, guerreiras e importantes lideranças de seus povos, elas conquistaram poder e respeito, romperam tradições e lutaram contra invasores europeus.
Pouco se sabe sobre o nascimento e a infância de grande parte delas. Diversas histórias são fruto da tradição oral e muitas informações não são unanimidade entre pesquisadores e historiadores.
Além disso, há distorções na história contada por colonizadores europeus, especialmente no que se refere a mulheres que tiveram papel de destaque na resistência ao avanço do imperialismo.
No entanto, pesquisas sobre a História da África apontam que personagens femininas foram preponderantes em muitas sociedades antigas do continente.
Confira a trajetória de seis grandes mulheres que marcaram a História do continente africano: Amina, Nzinga, Yaa Asantewaa, Dihya (Kahina), Ranavalona I e Nandi ka Bhebhe.