ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Experiência da MultiRio é tema de podcast sobre Educação, audiovisual e cultura digital
01 Fevereiro 2023 | Por Pedro Soares
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MultiRio participa de videocast da escola audiovisual Semente com Eduardo Guedes e Simone Monteiro
O diretor de Mídia e Educação, Eduardo Guedes, e a assessora de Articulação Pedagógica, Simone Monteiro participaram representando da MultiRio


A experiência da MultiRio na relação entre Educação, audiovisual e cultura digital foi o tema do sétimo episódio do podcast Educação Audiovisual na Prática, produzido pela Semente – Escola de Educação Audiovisual, dedicada à formação de professores nas práticas para o fomento da aprendizagem por meio da tecnologia e da linguagem audiovisual.

Participaram da conversa, representando a MultiRio, o diretor de Mídia e Educação, Eduardo Guedes, e a assessora de Articulação Pedagógica, Simone Monteiro. O episódio pode ser acessado na íntegra na plataforma de streaming Spotify e no canal da escola Semente no YouTube.

A entrevista foi conduzida pelos coordenadores da Semente, Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal.

Temas transversais à midiaeducação, como a cultura digital nos tempos atuais e suas definições, abriram a conversa. Para Simone Monteiro, são assuntos que estão dentro e fora da escola e que influenciam um cotidiano cada vez mais mediado pelas tecnologias digitais:

“No caso da midiaeducação, que é nossa área de atuação, focamos nas tecnologias digitais da informação e da comunicação. Estamos falando de como a escola e os professores se relacionam com estes diferentes dispositivos, como o celular, que é para onde tudo converge, a televisão, o cinema, o rádio, está tudo ali dentro, e as telas que mediam as relações das crianças com o mundo de hoje”, diz a assessora pedagógica.

Por sua vez, Eduardo Guedes complementa que a MultiRio aborda a cultura digital num contexto de apropriação crítica:

“É a questão de entendermos como os alunos e professores estão imersos neste universo e como eles se comunicam. Nos nossos projetos, buscamos dar elementos para que esta apropriação os permita também produzir conteúdos de maneira reflexiva”, explica o diretor de Mídia e Educação.

Além dos conceitos, também foram tratadas as formas como a MultiRio desempenha seu papel enquanto empresa pública atuante com ações e produções multimídias há 30 anos em uma das maiores redes de educação do Brasil.

Coordenadores da Semente Escola Audiovisual, Felipe Leal Barquete e Ana Bárbara apresentam podcast com MultiRio
Videocast foi apresentado pelos coordenadores da escola Semente, Felipe Leal Barquete e Ana Bárbara Ramos


Experiências de promoção da cultura digital da empresa ganharam destaque, como os projetos Meias Aventuras e Andar (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), e as séries Que Medo! e Escola, Câmera, Ação!

“A MultiRio é uma das principais referências com a inovação pedagógica e tecnologia de mídias digitais na educação, e oferece muito conteúdo para a rede de ensino da cidade do Rio de Janeiro e também através da internet para todo Brasil”, diz Felipe Leal Barquete, durante a conversa.

“É muito inspirador. A MultiRio atua nas necessidades e dificuldades, não sendo apenas as utilizações técnicas das mídias, mas na perspectiva de pensar em como se relacionar com elas. Para nós da Semente, é sempre uma questão de pensar como que pode ser esta mediação, quais suas possibilidades", complementa Ana Bárbara Ramos.

Ações como a Andar e a Rede de Educação e Cultura Digital (RECD), da qual a Semente é uma das 18 instituições-membro, fazem parte do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

Integrante da Rede Kino (Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual), a Semente – Escola de Educação Audiovisual, surgiu em João Pessoa (PB) em 2015 e é uma daos fundadoraes do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba, instituição vinculada à CONANE (Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp