ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Comportamento
Superdicas
Série de vídeos tutorias com dicas bem humoradas e dinâmicas sobre o uso de tecnologias digitais para a realização de vídeos, reuniões on-line e outras atividades que ajudam as pessoas a lidar melhor com esse período de isolamento social.
Mães da Cidade
A série Mães da Cidade revela grandes mulheres que, além de mães, são profissionais que trabalham como servidoras públicas no município do Rio de Janeiro. Cada episódio mostra um pouco do cotidiano e da trajetória profissional de cada uma delas: as conquistas, os desafios enfrentados e os diferentes caminhos que trilharam para chegar aonde chegaram. Além de conhecer a história de mulheres inspiradoras, o espectador também tem a oportunidade de entender um pouco melhor o trabalho dessas profissionais em órgãos da Prefeitura.
Cidade Mundo
Minidocumentários sobre imigrantes de diferentes origens que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Representando as etnias e os povos que fazem do Rio um lugar cosmopolita, os personagens falam sobre as diferenças e as semelhanças entre a cultura carioca e a de seus países.
Pensares
Promove uma reflexão sobre o mundo atual, refletindo sobre temas como felicidade, amor, sucesso, medo, poder, verdade, entre outros. Em estúdio, debatedores mediados pela apresentadora, trocam ideias e saberes, visando ampliar o repertório de ideias e argumentos, principalmente do público jovem, sobre o tema central de cada programa.
Carioquices
Destaca o lado criativo e descontraído da cidade, que o carioca incorporou ao seu dia a dia.
Momento Cidadão
Dicas e sugestões sobre como colaborar para uma sociedade mais cidadã e harmoniosa. Temas: gentileza, cuidado com o bem público, economia de água e luz, reciclagem, animais de estimação, prevenção à dengue, trânsito.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Conteúdos do tema Comportamento
texto
Gordofobia: o que é e como combater o preconceito contra pessoas gordas na escola

Gordofobia: o que é e como combater o preconceito contra pessoas gordas na escola

08/12/2021

Você já ouviu falar em gordofobia? Confira como esse preconceito e discriminação leva à exclusão social e nega acessibilidade à pessoa gorda.

Reportagens

video
Educação antirracista

Educação antirracista

27/11/2020

O antropólogo e jornalista Ernesto Xavier, autor do livro Senti na pele, em uma conversa sobre educação antirracista, a promoção de práticas antirracistas e construção de uma educação mais igualitária.

#educaemcasa

video
Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço

27/11/2020

O professor de História e Filosofia João Gabriel da Fonseca é o convidado para falar sobre a "sociedade do cansaço", termo cunhado pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han para se referir a uma sociedade onde as pessoas prestam pouca atenção às pausas necessárias para o desenvolvimento físico e mental.

#educaemcasa

video
Millennials na política

Millennials na política

07/11/2019

Atualmente, na Câmara dos Deputados um em cada cinco dos 243 eleitos que nunca ocuparam uma cadeira na Casa tem até 35 anos. Neste episódio, a deputada estadual Marina Rocha fala sobre o papel da juventude na política e em outros setores da sociedade.

#educa

video
Que funk é esse?

Que funk é esse?

08/10/2019

O produtor musical DJ Marlboro e a cientista social Fatima Cecchetto, professora e pesquisadora da Fiocruz, em uma conversa para celebrar os 30 anos de funk. Eles falam sobre a origem e a evolução do funk e os preconceitos que cercam o ritmo.

#educa

video
Felicidade

Felicidade

14/08/2019

O professor de Filosofia e de Medicina Preventiva André Martins, da UFRJ, e a oncologista Bianca Amorim, do Insituto Nacional do Câncer, refletem sobre a felicidade: há uma predisposição para ser feliz? Como o cérebro regula nosso senso de felicidade? É possível aprender a ser feliz?

#educa

texto
Uma escola para alunos de diferentes personalidades

Uma escola para alunos de diferentes personalidades

14/08/2018

A importância de incentivar a participação e a criatividade dos alunos respeitando suas particularidades e habilidades.

Reportagens

video
Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

26/10/2017

Os princípios da comunicação não violenta, que favorece a conexão e o encontro: escuta, diálogo e redes de apoio. A importância de ouvir as vozes marginalizadas. Convidados: Dominic Barter, professor e consultor em comunIcação não violenta; Livia de Souza Vidal, pedagoga do Degase do coletivo Mulheres de Pedra; Luiza Machado Toschi, jornalista e facilitadora de grupos. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.

Aquela Conversa

video
<em>Design thinking</em> na escola

Design thinking na escola

01/08/2017

A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.

#educa

video
Beleza

Beleza

14/12/2016

O conceito de beleza através dos tempos. A beleza representada na arte, nos sucessivos movimentos artísticos até a modernidade e o pós-moderno. A libertação dos padrões de beleza, na atualidade, tanto para homens como para mulheres. A valorização das características físicas individuais. Convidados: Raphael Fonseca, professor do Colégio Pedro II; Solange Mezabarba, professora e antropóloga; Liana Melo, jornalista e editora do projeto #Colabora.

Pensares

video
Consumo

Consumo

04/11/2016

O consumo no mundo, em nosso dia a dia. O perfil do consumidor. Consumo e infância. O significado e as práticas de consumo em vários nichos do mercado. Os consumidores de menor renda, os de automóveis e de outros bens. O que está por trás da compulsão de comprar. Convidados: Lívia Barbosa, doutora em Antropologia Social, pela UFRJ, autora do livro Sociedade de Consumo, Consumo, Cultura e Identidade; Nádia Rebouças, do Conselho da Criança e Consumo, do Instituto Alana; e Carlos Eduardo Leal, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Pensares

video
Sociedade do espetáculo e do marketing

Sociedade do espetáculo e do marketing

19/09/2016

A transformação de fatos cotidianos e espetáculos. A irradiação de informações pelos veículos de comunicação. A internet e os diversos enfoques sobre um mesmo fato. A democratização da informação, a privatição, a função da educação e a interferência desses fatores na organização da sociedade.

Vozes da Cidade