ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema MultiRio
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
Rioeducopédia
O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia foi desenvolvido pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores da Rede.                                              
Rioeduca na TV
A programação de videoaulas Rioeduca na TV é realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e destinada a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  
Experiências em Holografia
Conteúdos para simulações holográficas.
MultiClube
Com diferentes seções voltadas a diversas faixas etárias, o MultiClube oferece conteúdos para crianças e jovens. Para cada uma das faixas – que estão divididas em 3 a 5, 6 a 8, 9 a 11 e 12 a 15 anos –, há materiais selecionados de acordo com as características de cada grupo.  
Ideias e Caminhos – A Escola Entre Mídias
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Curta e Compartilhe
Divulga eventos, cursos, festivais e atividades que acontecem nas escolas e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.
MultiRio em Revista
Compilação da programação da MultiRio ao longo de seus 20 anos de existência. Em formato de revista eletrônica, destaca produções relacionadas aos temas meio ambiente, cidade, comportamento e música, entre outros.
Especial MultiRio 20 anos
Programas especiais e depoimentos que documentam os 20 anos de atividades da MultiRio. 
Nós da Escola
Publicada de 2001 a 2008, oferece conteúdos voltados à atualização dos professores e ao seu dia a dia com os alunos, e divulga experiências desenvolvidas em sala de aula. Cada edição é acompanhada do encarte Giramundo, com sugestões de atividades, e cartaz temático.
Jornal do Aluno
Em duas versões: para alunos do 1º ao 4º ano e do 5º ao 9º ano. Por meio de textos curtos, quizzes e outras atividades, divulga a produção da MultiRio dirigida a esse público, para auxiliar no aprendizado das disciplinas escolares e promover a cultura e o conhecimento geral. 
Rede MultiRio
Informações conceituais e sobre os conteúdos, além de entrevistas com os profissionais envolvidos. Na seção Educador Criativo, professores divulgam projetos bem-sucedidos das escolas, disseminando sua experiência entre outros educadores da Rede.
Entre Jovens
Divulga as produções da MultiRio voltadas aos alunos do 6º ao 9º ano. Atividades lúdicas estimulam a leitura, o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de atenção e concentração, a aquisição de vocabulário e a criatividade, ampliando as possibilidades de compreensão do currículo escolar.
O Tagarela
Divulga as produções da MultiRio voltadas aos alunos do 1º ao 5º ano. Atividades lúdicas estimulam a leitura, o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de atenção e concentração, a aquisição de vocabulário e a criatividade, ampliando as possibilidades de compreensão do currículo escolar.
Ideias e Caminhos
Série de programas que orienta professores sobre o uso didático dos produtos MultiRio por meio de estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem conceitual das disciplinas.
Conteúdos do tema MultiRio
texto
Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da Rede Municipal do Rio

Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da Rede Municipal do Rio

24/03/2023

Cartografias de Boas Práticas da Rede dá visibilidade a práticas exitosas das escolas cariocas em diversas áreas, que ficam disponíveis no site do projeto.

Releases

texto
Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

02/02/2023

  Saiba como ensinar a respeito das mídias na perspectiva da midiaeducação.

Reportagens

texto
Cartografias de Boas Práticas da Rede oferece plataforma de iniciativas escolares da Rede Municipal do Rio

Cartografias de Boas Práticas da Rede oferece plataforma de iniciativas escolares da Rede Municipal do Rio

09/11/2022

Práticas escolares exitosas em diversas áreas estão mapeadas em cartografias digitais disponíveis no site do projeto; plataforma terá atualização constante por curadoria e editais

Releases

texto
Saiba mais sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede

Saiba mais sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede

08/11/2022

Confira algumas perguntas e respostas sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede: plataforma on-line e interativa que reúne um conjunto de ações de referência, que envolvem diferentes segmentos e contextos de atuação, da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Artigos

pdf
Programação Rioeduca na TV

Programação Rioeduca na TV

23/09/2022

Confira as videoaulas que vão ao ar na semana de 24 a 28 de outubro.

Artigos

video
Conheça as ações do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

Conheça as ações do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

08/08/2022

Confira, no vídeo, as ações do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede! Entre as iniciativas estão a formação A Escola na Cultura Digital, que já está com inscrições abertas; a ferramenta de autoavaliação Impressões Digitais, que busca fazer um retrato do tema na Rede; as cartografias de boas práticas na Rede, a nova versão do Portal MultiRio, a agência de notícias estudantil, o MultiRio Itinerante, as novas atualizações da Rioeducopédia e muito mais!

Especial

video
Lançamento do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

Lançamento do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

02/08/2022

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a MultiRio apresenta o Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, um conjunto de ações com foco nos estudantes e professores da Rede para desenvolver a cultura e a cidadania digitais nas escolas. Participaram do evento o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao; o presidente da MultiRio, Paulo Roberto Miranda; o diretor de Mídia e Educação da MultiRio, Eduardo Guedes; a assessora de Articulação Pedagódica da MultiRio, Simone Monteiro; a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unirio, doutora e mestre em Educação pela PUC-SP, Adriana Bruno; e a jornalista, pedagoga e ludóloga, fundadora do Lerconecta e especialista em projetos de edutainment, Carolina Sanches.

Especial

texto
Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

02/08/2022

 Veja os originais e as versões finais dos desenhos selcionados para serem incluídos como novos avatares da Rioeducopédia.

Rioeducopédia

texto
Resultado do edital

Resultado do edital "Crie um avatar para a Rioeducopédia"

09/05/2022

Confira as produções selecionadas!

Rioeducopédia

texto
<em>Voa, João</em>: propostas de atividades para a Educação Infantil

Voa, João: propostas de atividades para a Educação Infantil

06/05/2022

Confira a experiência do EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga (7ª CRE) com o livro da coleção Que medo!, produzida pela MultiRio.

Reportagens

texto
Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

13/08/2021

 Entenda o processo de elaboração dos percursos da plataforma de aprendizagem. 

Rioeducopédia

texto
Professora cria quiz online a partir de recursos da MultiRio

Professora cria quiz online a partir de recursos da MultiRio

28/04/2021

 O quizz online é a atividade da professora com maior adesão dos alunos..

Reportagens