ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Saiba mais sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede
08 Novembro 2022 | Por Fábio Mendonça
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

cartela horizontal com fundo roxo. Logo cartografias de boas práticas da Rede. Sobre um mapa da cidade do Rio, o texto Cartografias de Boas Práticas da Rede e quatro ícones de localização. Um deles com ilustrações de instrumentos musicais, uma bola, máscaras de teatro e uma paleta de aquarela; outro com ícone de um livro e um celular; o terceiro com duas mãos, uma sobre a outra; e o último com ícones de dois rostos, casas e uma árvore.

Confira algumas perguntas e respostas sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede: plataforma on-line e interativa que reúne um conjunto de ações de referência, que envolvem diferentes segmentos e contextos de atuação, da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Acesse a plataforma em www.multi.rio/cartografias.

1 - O que são as Cartografias de Boas Práticas?

Trata-se de um mapa digital interativo do município do Rio de Janeiro que reúne boas práticas desenvolvidas por profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino, envolvendo diversos segmentos e contextos de atuação, em nível pedagógico e de gestão, compondo, cada um deles, uma cartografia específica. Esta ação deseja envolver as unidades escolares e seus profissionais em um processo de observação sobre o trabalho realizado e que culmine em um ambiente de compartilhamentos de experiências para o fortalecimento da identidade e da dimensão colaborativa da Rede. Por meio desse espaço de compartilhamento de projetos, busca-se traduzir o que acontece diariamente em toda a Rede com práticas sistematizadas, imagens e outras informações importantes disponíveis para todos que acessarem a plataforma.

2 - Qual é o objetivo desta ação?

O projeto visa o reconhecimento, valorização e compartilhamento de boas práticas, que já são desenvolvidas ou estão em atividade na Rede. O objetivo é contribuir para a divulgação do trabalho realizado por profissionais da Educação, ampliando o alcance de práticas consolidadas pela comunidade escolar, além de fomentar a criação de uma rede de troca, colaboração e acompanhamento entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. A expectativa é de que os projetos que integram as cartografias possam inspirar outros profissionais da Rede, ajustando-se a diferentes realidades e contextos.

3 - Quem pode participar desse projeto?

Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro podem inscrever suas práticas por meio de editais específicos, que são publicados periodicamente em www.multi.rio/cartografias, e por meio de acompanhamento de setores especializados da SME.

4 - Como é feita a inscrição de um projeto na plataforma?

Para participar, é necessário preencher um formulário on-line, vinculado a um edital aberto disponibilizado na plataforma, com a respectiva descrição do trabalho desenvolvido ou em desenvolvimento. Após a inscrição, o profissional responsável pela iniciativa recebe um e-mail de confirmação e deve aguardar um novo contato da equipe da MultiRio ou de equipes especializadas da SME para desdobramentos futuros.

5 - Quais são os critérios analisados no processo de curadoria dos projetos?

Todas as propostas inscritas passam por um processo de curadoria, realizado por uma comissão constituída por profissionais da MultiRio, representantes da Secretaria Municipal de Educação e, em alguns casos, de especialistas externos. Além de critérios específicos para cada edital, foram estabelecidos alguns gerais como, por exemplo, o potencial de escalabilidade em outros contextos pedagógicos, sociais e territoriais; a relação da proposta com o projeto político-pedagógico da escola; os impactos da proposta identificados no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos envolvidos; o potencial mobilizador da comunidade escolar e/ou territorial e a proposição criativa e original da proposta.

6 - O que acontece com as práticas que não foram selecionadas para integrar determinada cartografia?

Nenhuma prática será efetivamente desconsiderada, pois esse não é um processo seletivo. Sendo assim, aquelas que não estiverem nas cartografias, neste primeiro momento, poderão ter uma nova oportunidade de se inscrever nos editais posteriores, a partir de um acompanhamento que envolve tanto a MultiRio quanto os setores especializados da SME, que fizeram os respectivos editais e curadorias. A forma de acompanhamento irá variar de acordo com cada setor responsável por um determinado edital. Portanto, a ação visa acolher todas as unidades que integram a Rede Pública Municipal de Educação.

7 - Como navegar na plataforma das Cartografias de Boas Práticas?

A plataforma pode ser acessada em www.multi.rio/cartografias. O site é muito intuitivo e de fácil navegação. Além de informações gerais sobre o projeto, o usuário pode clicar diretamente no mapa digital e encontrar dados específicos de cada prática com relatos, resultados observados, objetivos da proposta, imagem e biografia do professor, entre outras informações. É possível ainda pesquisar as práticas inspiradoras por meio de palavras-chave, tipos de ação realizada, unidades escolares, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), ano de escolaridade, componente curricular, habilidades, entre outros.

8 - Quais cartografias já estão publicadas e quais editais estão abertos nesse momento?

A plataforma foi inaugurada com a publicação das cartografias de Midiaeducação, Alfabetização e de Diversidade, Cultura e Extensão Curricular, que reúne boas práticas leitoras e de educação para as relações étnico-raciais. Ao mesmo tempo, os editais que estão abertos são os de Midiaeducação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. As cartografias serão atualizadas constantemente, com a publicação de editais periódicos e a inserção de novas boas práticas, ao menos duas vezes por ano, para que o mapa digital seja cada vez mais preenchido com novos projetos e escolas.

9 - Quais são os desdobramentos futuros previstos para essa ação?

A partir de 2023, com base dos dados coletados e disponibilizados nas cartografias, será possível desenvolver diversas ações como a produção de séries audiovisuais e jornalísticas, publicação de artigos, criação de e-books, realização de seminários e encontros específicos, desenvolvimento de parcerias, entre outros desdobramentos que possam auxiliar na concretização dessas boas práticas pela Rede.

10 - Como posso saber mais informações sobre as cartografias ou tirar dúvidas sobre um projeto específico?

Em caso de dúvidas, sugestões, elogios e críticas em relação ao projeto, o usuário pode escrever uma mensagem diretamente por meio do formulário de contato disponível na plataforma. Além disso, se quiser falar sobre uma prática específica, o visitante pode enviar uma mensagem privada para o professor proponente da ação. Neste primeiro momento, somente os profissionais da Rede, que possuem o e-mail rioeduca.net, poderão fazer contato diretamente com os autores das práticas.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp