ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Mídia e Educação
Séries em Mídia e Educação
Digitalmente
Com duas temporadas e um e-book, a ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
Projeto realizado pela MultiRio, com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da Escola de Formação Paulo Freire. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um nstrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Vale a Penha!
A série retrata o processo de roteirização, produção e filmagem de cinco minidocumentários feitos por alunos das escolas municipais Bernardo de Vasconcellos e Leonor Coelho Pereira, ambas na Penha (4ªCRE). Após participarem de uma oficina de vídeo, e sob orientação técnica, os estudantes registraram desafios do bairro em que vivem a partir de moradores e localidades da Penha.
Escola, Câmera, Ação!
Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino assistem e comentam filmes feitos por alunos de outras escolas municipais. Um espaço de encontro entre jovens autores e de divulgação da produção audiovisual escolar.
Tirando a Droga de Cena
 Uma reflexão crítica sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas.
Ideias e Caminhos – A Escola Entre Mídias
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Conteúdos de Mídia e Educação
video
E.M. Isaías Alves (6ª CRE) - eixo midiaeducação

E.M. Isaías Alves (6ª CRE) - eixo midiaeducação

31/05/2023

No primeiro episódio da série Boas Práticas da Rede, conheça a revista digital Os Carioquinhas, fruto de um projeto desenvolvido na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Idealizada pela diretora Gisele Alves, pela professora de sala de leitura Jaqueline Borges e pela coordenadora pedagógica Ivone Taranto, a revista tem o objetivo de estimular a escrita espontânea e trabalha com os alunos a temas ligados à midiaeducação e à comunicação midiática. Do 1º ao 6º ano, todos os alunos são convidados a participar. De periodicidade bimestral, a revista traz sessões divertidas com jogos e charadas, recadinhos do coração, receitas culinárias enviadas pelos pais e responsáveis e aborda temas como mulheres artistas, como Tarsila do Amaral e Conceição Evaristo.

Boas Práticas da Rede

video
Fake news - Educação midiática para todos

Fake news - Educação midiática para todos

22/05/2023

O que faz um checador de notícias? O trabalho é essencial hoje, na era da pós-verdade. Este profissional atua geralmente em agências e núcleos de checagem nos principais veículos de comunicação, e se especializa para combater as fake news e a desinformação. Outra grande aliada desse combate é a educação midiática, uma vertente que vem crescendo no universo da comunicação digital. Este episódio de Digitalmente mostra o projeto-piloto desenvolvido pela Lupa Educação na E.M. Finlândia (7ª CRE), em Camorim. A iniciativa inclui oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas. Os professores da escola participaram de encontros que os orientaram a abordar a midiaeducação de forma transversal em suas disciplinas.

Digitalmente – segunda temporada

video
 Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

10/04/2023

Conheça a Torre Verde, projeto piloto da Faperj, instalado no terreno da E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Ali, são trabalhados quatro eixos da sustentabilidade: aproveitamento de água da chuva, reciclagem de plásticos, uso de energia solar e compostagem com restos de alimentos. O episódio também mostra detalhes do projeto Tem Menina no Circuito, uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ, com foco em Robótica e no empoderamento feminino. As estudantes são estimuladas a se interessar pelas Ciências - entendendo que podem se destacar e escolherem profissões ligadas a esta área do conhecimento -, por meio de atividades lúdicas, como a construção de uma casinha de bonecas que utiliza energia hidrelétrica e energia solar para funcionar.

Digitalmente – segunda temporada

video
Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

04/04/2023

Na E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha, várias ações estão transformando a forma de aprender e de ver o mundo dos estudantes. A primeira parte do episódio apresenta o projeto Bonde da Gambiarra, desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Os materiais trabalhados abordam tecnologias, ciências e arte de forma lúdica. Outra ação destacada é o laboratório de Cultura Maker montado na escola em parceria com a CRIAP, uma plataforma educativa. Alunos do 5º e do 6º ano se inscrevem no laboratório e desenvolvem soluções para problemas da própria comunidade usando a robótica.

Digitalmente – segunda temporada

texto
O jornalismo e seu diálogo com o ensino das competências e habilidades na Educação Básica

O jornalismo e seu diálogo com o ensino das competências e habilidades na Educação Básica

03/03/2023

 Entenda como pode se apropriar da mídia jornalística no dia a dia da sala de aula.

Reportagens

texto
Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

02/02/2023

  Saiba como ensinar a respeito das mídias na perspectiva da midiaeducação.

Reportagens

texto
Experiência da MultiRio é tema de podcast sobre Educação, audiovisual e cultura digital

Experiência da MultiRio é tema de podcast sobre Educação, audiovisual e cultura digital

01/02/2023

Produção da Semente – Escola de Educação Audiovisual apresentou projetos desenvolvidos na Rede Municipal do Rio e debateu conceitos referentes à midiaeducação

Reportagens

pdf
E-book Digitalmente

E-book Digitalmente

16/01/2023

Clique e baixe o e-book elaborado com base nas entrevistas para a série Digitalmente. O material também amplia a abordagem apresentada em cada episódio, trazendo conteúdo extra como hiperlinks que remetem a diversas produções da MultiRio, além de outros sites e documentos norteadores.

Digitalmente – primeira temporada

texto
Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

12/12/2022

Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede