ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Comportamento
Entrepausas
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a MultiRio produziram uma série audiovisual para falar de saúde mental com os profissionais das escolas. Entrepausas trata de temas como medo, ansiedade, luto e adaptação e foi desenvolvida em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME).          
#momentosaúde
Pilulas em formato jornalístico, com dicas de especialistas da saúde sobre prevenção.
Superdicas
Série de vídeos tutorias com dicas bem humoradas e dinâmicas sobre o uso de tecnologias digitais para a realização de vídeos, reuniões on-line e outras atividades que ajudam as pessoas a lidar melhor com esse período de isolamento social.
Agenda 2030
A Agenda 2030 é um acordo internacional firmado pelos 193 estados-membros da ONU. Contém 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com várias metas a serem atingidas até o fim da terceira década do século XXI - do combate às desigualdades aos cuidados com o planeta. A série aborda iniciativas e desafios relacionados à sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro, em especial, na Rede Pública Municipal de Ensino.
Mães da Cidade
A série Mães da Cidade revela grandes mulheres que, além de mães, são profissionais que trabalham como servidoras públicas no município do Rio de Janeiro. Cada episódio mostra um pouco do cotidiano e da trajetória profissional de cada uma delas: as conquistas, os desafios enfrentados e os diferentes caminhos que trilharam para chegar aonde chegaram. Além de conhecer a história de mulheres inspiradoras, o espectador também tem a oportunidade de entender um pouco melhor o trabalho dessas profissionais em órgãos da Prefeitura.
Cidade Mundo
Minidocumentários sobre imigrantes de diferentes origens que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Representando as etnias e os povos que fazem do Rio um lugar cosmopolita, os personagens falam sobre as diferenças e as semelhanças entre a cultura carioca e a de seus países.
Não Custa Nada
Sugestões de atividades culturais e de lazer gratuitas na cidade do Rio de Janeiro.
Campanha Antitabagismo
Ação do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Multiclube (TV)
Como viveram os dinossauros? Como se faz o chocolate? Qual é o tamanho de Júpiter? Essas e outras perguntas que povoam a mente de jovens curiosos por conhecer detalhes, fenômenos e fatos históricos são respondidas de forma dinâmica e jovial. Série produzida em parceria com a Agência France Press.
Aqui É um Lugar de Paz (campanha)
Alunos, professores e outros integrantes da comunidade escolar refletem sobre a paz e as formas de construí-la.
Aqui Mosquito Não Se Cria
Campanha organizada pela Prefeitura do Rio, incentiva e orienta os cariocas a localizarem e eliminarem os criadouros do Aedes aegypti.
Clipes Aedes - E.M. Adalgisa Monteiro
Uma ação na Escola Municipal Adalgisa Monteiro, no Condomínio Floresta, em Rio das Pedras (7ª CRE) abusa de ritmo e diversão para ensinar prevenção e cuidados básicos contra dengue, zika e chikungunnya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  O trabalho foi desenvolvido pelo professor de música, Arnaldo de Oliveira Alves, com todos os alunos do Ensino Fundamental I.
Comunicação em Pauta
Informações sobre saúde vocal, comunicação e qualidade de vida, com a participação dos ouvintes.
Pensares
Promove uma reflexão sobre o mundo atual, refletindo sobre temas como felicidade, amor, sucesso, medo, poder, verdade, entre outros. Em estúdio, debatedores mediados pela apresentadora, trocam ideias e saberes, visando ampliar o repertório de ideias e argumentos, principalmente do público jovem, sobre o tema central de cada programa.
Aquela Conversa
Promove a reflexão crítica sobre saúde e qualidade de vida. Em estúdio, a médica e professora Viviane Manso Castello Branco recebe convidados para o debate, que amplia o letramento em saúde e oferece subsídios metodológicos a pessoas que trabalham com promoção de saúde nas escolas.
Não Deixe o Aedes Pegar Você de Surpresa
Série de campanhas em animação que promove o combate ao mosquito Aedes e a transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya.
Tirando a Droga de Cena
 Uma reflexão crítica sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas.
Aedes Esporte
A série simula um jogo de futebol entre o Time da Cidadania e o do Aedes. Convoca os cariocas a vestirem a camisa do Time da Cidadania.
Bullying
Campanha educativa de combate à violência em casa e nas escolas. Orienta pais e professores a lidar com a intolerância e o desrespeito. 
Campanhas
Peças educativas que visam incentivar novos hábitos e comportamentos voltados para a vida na cidade, a preservação do meio ambiente, o prazer de ler e a promoção da saúde.
Carioquices
Destaca o lado criativo e descontraído da cidade, que o carioca incorporou ao seu dia a dia.
Momento Cidadão
Dicas e sugestões sobre como colaborar para uma sociedade mais cidadã e harmoniosa. Temas: gentileza, cuidado com o bem público, economia de água e luz, reciclagem, animais de estimação, prevenção à dengue, trânsito.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Os Invisíveis
Animação dirigida a crianças e jovens. Por meio do personagem Sumiço, aborda valores como o trabalho, o estudo, a busca de identidade, a autoestima, a autoafirmação no grupo, a solidariedade e o enfrentamento dos problemas e erros.
Cantigas de Roda
Histórias animadas embaladas pelas clássicas cantigas de roda que ajudam a manter viva a tradição das brincadeiras infantis.
Caixa Mágica
Com recursos de dramaturgia e computação gráfica, a magia brota de uma verdadeira caixa de surpresas. Dela surgem diferentes objetos animados que dialogam com o apresentador e também com o público. A partir desse diálogo e das historinhas contadas, são propostas atividades como colagem e pintura.
Caçadores de Mico
Na animação, os cientistas Cássia e Caio investigam situações que podem ser consideradas inconvenientes e dão dicas para uma convivência melhor em sociedade.
Quarto de Brinquedo
Uma boneca e seus amigos encontram respostas para suas dúvidas no Quadro Mágico. Fora do cenário do quarto, crianças opinam sobre as questões levantadas nos programas.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Tempo e Movimento
Trabalha os modos de entender e de lidar com o tempo, sempre incluindo o homem: o tempo passado, presente e futuro; o tempo que ensina; o tempo histórico, cronológico, lógico e afetivo.
MultiRio em Revista
Compilação da programação da MultiRio ao longo de seus 20 anos de existência. Em formato de revista eletrônica, destaca produções relacionadas aos temas meio ambiente, cidade, comportamento e música, entre outros.
Megassaudável
Transformações físicas, emocionais e comportamentais; a busca pela identidade adulta; saúde; sexualidade; e violência são alguns dos temas tratados na série televisiva. Os apresentadores Adassa Martins e Marcos Guian comandam os programas no estúdio e nas escolas. Especialistas respondem às questões levantadas e dão orientações. Consultoria da série: Albertina Duarte, mestre e doutora em Ginecologia e Ginecologia da Adolescência; Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ; e Aline Bressan, gerente do Programa de Saúde Escolar da SMSDC.        
Ensaios sobre a Não Violência
Busca retratar e refletir sobre os diferentes tipos de conflito que ocorrem na escola. A plateia, composta por membros da comunidade escolar, encena esquetes nos quais cada um assume papeis diferentes dos seus na vida real. A partir daí, acontece o debate sobre possibilidades e estratégias de abordagem das situações apresentadas.
Educação em Família
Discute a importância do apoio e da participação da família no desempenho escolar. Esclarece dúvidas sobre o processo de aprendizado dos filhos, estimulando, assim, a parceria família/escola.        
Conteúdos do tema Comportamento
video
Dia Internacional do Riso

Dia Internacional do Riso

18/01/2024

Em 18 de janeiro é celebrado o Dia Internacional do Riso! Para celebrar a data, veja, em #educa, um bate-papo sobre palhaçoterapia..

#educa

video
Educação financeira

Educação financeira

11/01/2024

Como a educação financeira pode fazer diferença na sua rotina? Confira uma conversa com Antonio Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae.

#educa

video
Mulheres em movimento

Mulheres em movimento

31/08/2023

A convidada deste #educa é Heloisa Teixeira, a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras e uma referência para muitas gerações de meninas e mulheres quando a pauta é feminismo.

#educa

video
Cidades antirracistas

Cidades antirracistas

03/08/2023

Os objetivos da Rede Global de Cidades Antirracista em um bate-papo com o professor Allan Pevirguladez, do EDI Professor Carlos Falseth (4ª CRE).

#educa

video
Influencers 60+

Influencers 60+

27/07/2023

Conheça alguns influenciadores digitais da 3ª idade e acompanhe uma conversa com Renato Veras, diretor da Universidade da Terceira Idade.

#educa

texto
Gordofobia: o que é e como combater o preconceito contra pessoas gordas na escola

Gordofobia: o que é e como combater o preconceito contra pessoas gordas na escola

08/12/2021

Você já ouviu falar em gordofobia? Confira como esse preconceito e discriminação leva à exclusão social e nega acessibilidade à pessoa gorda.

Reportagens

video
Inseguranças e incertezas

Inseguranças e incertezas

16/09/2021

O primeiro episódio de Entrepausas traz o contexto da pandemia e seu impacto em nosso cotidiano de trabalho. A psicóloga Fábula Formozo traz uma questão para reflexão: “será que seremos capazes de lidar com as mudanças?”. Diante das nossas incertezas e inseguranças, esta é uma pergunta bem-vinda, que nos coloca na direção de experimentar e produzir novos aprendizados a cada dificuldade.

Entrepausas

video
Ansiedade

Ansiedade

16/09/2021

O programa aborda o conceito de ansiedade, um estado afetivo muito presente na vida de cada um de nós. A psicóloga Flaviany Ribeiro fala de questões como: no que consiste a ansiedade e o que o excesso deste estado afetivo pode desencadear em nossas vidas. Ao final do episódio, a psicóloga apresenta sugestões de como manejar com a ansiedade.

Entrepausas

video
Medo

Medo

16/09/2021

A psicóloga Janaina Isidro e o professor William Vieira conversam sobre a importância de cuidarmos dos nossos medos partindo do reconhecimento deles. Negar nossos medos pode ser negligenciar o que há de mais humano em nós - que é nosso potencial de superação e preservação. Cuidar dos nossos medos é cuidar de nós.

Entrepausas

video
Perdas e luto

Perdas e luto

16/09/2021

Neste episódio vamos conversar sobre o luto, processo subjetivo através do qual lidamos com as perdas. Neste momento de pandemia, quando perdemos pessoas, modos de vida e o conforto de acreditarmos que podíamos prever o que nos esperava, temos muito a elaborar através do luto e muitos sentimentos podem surgir durante esse processo.

Entrepausas

video
Tristeza

Tristeza

16/09/2021

A psicóloga Fábula Formozo lembra que a tristeza é fonte de inspiração de produções criativas como canções e poemas, mas será que é sempre possível extrair beleza e potência dos nossos momentos mais tristes? O episódio nos convida a sermos gentis com nossos limites, reconhecer nossas mazelas e entender que a tristeza faz parte do que somos, nos constitui como humanos.

Entrepausas

video
Trauma

Trauma

16/09/2021

A psicóloga Barbara Bittar conversa sobre os efeitos psíquicos que serão colhidos a partir desse o turbilhão de sentimentos, emoções, perdas e acontecimentos que nos pegou de surpresa com a pandemia. Que marcas ficarão em nós? Será possível construirmos narrativas positivas e não só traumáticas de tudo isso que estamos vivendo? É preciso pensar em modos de promover saúde mental nos novos tempos e descobrir ou redescobrir o que nos faz bem.

Entrepausas