A grande maioria dos jogos on-line é em inglês, a língua universal no mundo dos games. Então, se você quiser jogar em rede com pessoas sei lá de onde, vai precisar entender o que eles estão falando. E ainda terá que compreender os diferentes sotaques de pessoas que moram na Índia, no Japão, na Rússia, em Tokelau, em Guernsey, lá onde nem sei...

Freeimages.com/Sanja Gjenero

Mas se tanta gente joga on-line, não deve ser tão difícil assim. Então, além das aulas de inglês na escola, você pode, sim, praticar o idioma por meio dos games. Se você não tem domínio da língua, o ideal é começar por jogos com a dinâmica mais lenta e com mais textos do que áudios, pois assim será possível parar às vezes para pesquisar o que as mensagens transmitidas querem dizer. Um dicionário ao seu lado, impresso ou no celular, ajuda bastante.

Quando já estiver craque e entendendo tudo o que esses jogos estão dizendo, será a hora de encarar o próximo desafio: jogar com pessoas de todo o mundo. Tente, primeiro, escolher um jogo com uma ou poucas pessoas, que poderão ter paciência para ajudá-lo. E você ainda poderá fazer novos amigos!

Jogos como Battlefield, por exemplo, demandam um conhecimento avançado, pois são muitos jogadores ao mesmo tempo e, com isso, a comunicação pode ficar confusa. Mas com bastante empenho, a língua não será um obstáculo, pois a diversão compensa todo o esforço de aprendizado. Então, mãos (e língua) à obra?