Já apresentamos por aqui diversos benefícios que o uso dos videogames pode gerar. Mas sabemos, também, que tudo em excesso faz mal. Neste texto, vamos mostrar os malefícios que o uso excessivo e incorreto dos games pode causar.

O primeiro fato ao qual precisamos estar atentos é a postura do nosso corpo. Como geralmente jogamos sentados por um longo tempo, devemos nos posicionar de forma correta. Se não nos sentarmos direito, poderemos ter problemas nas costas, na coluna, no pescoço, no braço e no antebraço.

Freeimages.com/Dimitris Kritsotakis

Também sabemos que, ao jogar um videogame, fazemos movimentos repetidos nos controles. Esses movimentos podem acabar provocando uma doença muito séria chamada LER (lesão por esforço repetitivo) e tendinites nos dedos e/ou nos pulsos. A dica aqui é parar de jogar ao menor sinal de dor ou mudar o tipo de jogo, colocando games que movimentem o corpo como um todo.

Outro problema é que videogame é uma atividade sedentária, ou seja, não exige atividade física. Por isso, seu excesso pode contribuir para o ganho de peso e até mesmo para a obesidade. Para que isso não aconteça, devemos optar por jogos que vão além do joystick, como os que usam o Kinect ou os controles do Wii e PS. Também podemos levar para a vida real as manobras e estratégias de combate que aprendemos nos jogos. Pegue seu skate ou marque com os amigos em um campo de paintball. Um bom pique-esconde também funciona.

Abusar do videogame também pode causar problemas de visão e, consequentemente, dores de cabeça, pois ficar muito perto da tela provoca um cansaço visual. Além disso, olhar muito tempo para a tela faz com que pisquemos menos, provocando o ressecamento dos olhos. Você pode verificar se está jogando em excesso se começar a ver manchas assim que para de jogar ou se seus olhos ficam vermelhos.

Por último, os games podem acabar nos isolando do convívio social, se ficarmos muito tempo jogando sozinhos. Procure jogos on-line que possibilitem interagir com outras pessoas e, sempre que possível, chame seus amigos para jogar com você.

Enfim, a regra de que tudo em excesso faz mal vale para tudo na vida, inclusive para os videogames.