Todo jogador está acostumado a salvar vidas nos games, mas e se você pudesse jogar para salvar vidas de verdade?
Claro, existem jogos sobre preservação ambiental, educação no trânsito, coleta seletiva de lixo e outros temas que também ajudam a salvar vidas, mas o game indicado nessa dica vai muito além de ações de cidadania.
Trata-se de Phylo, um jogo que pode ajudar cientistas em pesquisas genéticas com potencial para salvar muitas vidas. Nele, você encontrará linhas compostas por blocos de diferentes cores, e seu objetivo é alinhar blocos de cor igual nas mesmas colunas. Essa mecânica simples, na verdade, representa o alinhamento de sequências de DNA, RNA e proteínas de diversos seres vivos, inclusive seres humanos. Em Phylo, cada linha de blocos representa um trecho do genoma de uma espécie.
Usando esses alinhamentos, os cientistas podem reconhecer origens evolucionárias comuns, identificar posições funcionalmente relevantes e ilustrar eventos de mutação. Podem, também, buscar as causas de diversas doenças, como câncer, hipertensão, ebola e outras. Toda vez que alguém completa uma etapa de Phylo, as informações são enviadas para uma fundação do Canadá, que as analisa e as armazena em um banco de dados. Muito legal, não é?
Provavelmente, você deve estar se perguntando se não seria melhor um computador fazer esse trabalho. A resposta é que isso vem sendo feito por muitos computadores que possuem diferentes programas, mas nenhum deles é capaz de encontrar 100% das sequências. Phylo explora a capacidade humana de reconhecer padrões e resolver problemas visuais com grande eficiência. Portanto, você pode começar a ajudar agora mesmo!
Vamos começar a salvar vidas de verdade? Acesse: http://phylo.cs.mcgill.ca/