ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Inglês rima com polidez
07 Maio 2015 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

iuri vieira_professorIuri Vieira ensina Inglês nas escolas municipais Conde de Agrolongo e Professor Augusto Motta, respectivamente na Penha e Penha Circular, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2013, inconformado com a falta de respeito que muitas vezes permeia as relações entre as crianças e delas com os professores, resolveu usar sua disciplina para transmitir noções de polidez aos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental – mas sem abrir mão do conteúdo pertinente já previsto.

As crianças entre 6 e 10 anos aprenderam a dizer sorry (desculpa), please (por favor), thanks (obrigado) e excuse me (com licença), palavras básicas do idioma e úteis em qualquer conversação. A partir daí, o desafio era utilizá-las em situações reais do dia a dia: ao pedir emprestado um objeto, ao entregá-lo de volta ao dono, ao pedir a vez para falar ou ir ao banheiro. Como as crianças são pequenas, se comunicavam em português, adicionando apenas a palavra-chave no início ou no fim da conversa.

Para motivar a garotada, professor Iuri gravou um clipe com os alunos do 4º ano, no qual eles encenaram situações de gentileza na escola: não empurrar e emprestar o copo para o colega beber água, por exemplo. Ao final, os alunos repetiram o refrão da música usada na atividade, do músico norte-americano de reggae Matisyahu: One Day, One Day, One Day (“One day this all will change/ Treat people the same/ Stop with the violence down with the hate/ One day we’ll all be free / and proud to be under the same sun/ singing songs of freedom like... / One day / One day oh oh oh”).alunos profaugustomotta

O projeto repercutiu tão bem na E.M. Augusto Motta que, no ano seguinte, foi expandido para a Sala de Leitura, abordando livros cujos temas eram acerca de boas maneiras, e também para a aula de Artes, motivando desenhos e pinturas sobre o tema. Além disso, procurou-se ampliar a questão do cuidado com o bairro e o meio ambiente.

Marilene de Carvalho, diretora da E.M. Augusto Motta, diz que é importante apoiar iniciativas criativas de professores como Iuri Vieira, porque assim todos ficam mais satisfeitos, tanto os alunos quanto os profissionais educadores.

Kindness = Gentileza (clipe feito com alunos da E.M. Professor Augusto Motta).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp