ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Conheça os termos utilizados pelo 'fandom'
15 Abril 2014 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Como o fandom tem uma característica global, o inglês é a língua adotada para definir os diversos produtos culturais e as práticas do universo dos fãs. Conheça alguns termos utilizados:

Shipper – A palavra é derivada do inglês relationship, que quer dizer relacionamento. No universo do fandom, o shipper passou a designar aquela pessoa que torce por um determinado casal e decidiu cultuá-lo. No Brasil, o verbo to ship foi adaptado pelos fãs como “shipar”. Então, se você ler ou ouvir alguém dizendo: “Eu ‘shipo’ fulano e sicrano”, já sabe o que isso significa. A questão é que ver ou ler uma obra como shipper leva a pessoa a perceber toda a história a partir da ótica do casal que ela “shipa” e não do ponto de vista do autor da obra. Na última temporada da série Robin Hood, por exemplo, a rejeição da mocinha Marian ao amor do vilão Guy of Gisbourne foi extremamente frustrante para os shippers do casal, que recorreram às fanfics para verem sua visão de mundo "concretizada".

Fanfic – A fan fiction (ficção dos fãs) é uma das maiores manifestações do fandom. Ela busca dar desdobramentos a questões abordadas pela obra, trazer novos episódios ou, ainda, apresentar outras versões à trama. Como um folhetim, costuma ter vários capítulos, que vão sendo publicados dentro de determinada periodicidade. Um shipper de Harry Potter e Hermione, por exemplo, pode escrever uma históriaem que eles namoram. Inúmeras fanfics são extremamente bem-feitas; seus autores costumam buscar um estilo que prenda seu leitor.

FANART1-HARRYPOTERFanvideo – Grande parte dos vídeos feitos pelos fãs corresponde a uma reedição das cenas dos filmes, séries, novelas etc., que eles gravam quando a obra vai ao ar ou copiam a partir de um DVD. A recomposição das cenas é acompanhada de uma trilha sonora que agrega novos significados ou cria uma nova proposta narrativa. Muitas vezes, os fãs selecionam cenas de outras obras, desenhos e fanarts para remontar ou recriar a história.

Fanart – Cartazes, quadrinhos, banners, avatares e outras peças gráficas que exibem uma interpretação da obra, de um personagem ou de uma cena. Muitos autores de fanfics ilustram suas narrativas com fanarts.

Fanhit – Composição musical feita por fãs para descrever seus personagens prediletos. A música, além de ser disponibilizada on-line, costuma ser tocada nos eventos do fandom. Alguns fãs, inclusive, formam bandas que levam os nomes dos personagens, como é o caso da Draco and the Malfoys, em alusão a Draco Malfoy, aluno da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que se antagoniza com Harry Potter e seus amigos Rony e Hermione.

Voltar à matéria inicial

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp