ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Literatura
Ler É Demais, Leia Mais
Campanha de incentivo à leitura a partir de depoimentos de pessoas de diversas áreas do conhecimento.
A Arte dos Contos
O projeto A Arte dos Contos abrange a realização de rodas de conversas literárias a partir da leitura prévia de contos de autores brasileiros renomados. Os livros do projeto reúnem textos escritos por membros da comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino.  
Próxima Página
Leitores de diferentes perfis entrevistam outros leitores sobre as obras que impactaram suas vidas. O entrevistado de um episódio é o entrevistador do episódio seguinte, formando uma corrente de pessoas que mostram a importância do hábito da leitura.
Um Convite ao Prazer da Leitura
Peças em animação com sugestões para que os adultos estimulem nas crianças o hábito da leitura, lendo com elas, montando uma biblioteca em casa, frequentando espetáculos culturais ou mesmo escrevendo junto.
Uma Obra, Seu Autor
A série apresenta grandes sucessos da literatura brasileira e universal para crianças e jovens.              
Literatura Infantil/Incentivo à Leitura
Filmetes animados divulgam a obra e a imagem de escritores nacionais de renome. Uma narração apresenta trechos da obra selecionada, criando um retrato do escritor homenageado.
Especial Ponto Com
Aborda um tema ou personagem histórico por meio de entrevistas com especialistas, apresentação de trechos de obras, textos e/ou áudios históricos, entre outros recursos.
Cidade de Leitores
Por meio de debate sobre gêneros literários, autores e obras, incentiva a leitura e promove o diálogo entre literatura e outras expressões artísticas.
Cronistas do Rio
Apresenta a vida e a obra de escritores que observaram a vida cotidiana e as paisagens urbanas do Rio de Janeiro e traduziram essas imagens em crônicas consagradas.
Clube dos 20 Minutos
Sempre na hora do recreio da escola, três amigos se reúnem para contar a história de um livro. No formato radiodramaturgia, trabalha, por meio de seus personagens, não somente o incentivo à leitura, mas também valores humanos, como solidariedade e amizade.
Literatura Infantil e Juvenil
Valorização da leitura crítica e criadora como bem social da humanidade e seu desenvolvimento a partir da escola, ressaltando o direito à leitura de qualidade e sua função social. Os textos, apresentados em linguagem literária, mesclam-se com recursos da televisão e do teatro, transportando o público para o mundo da fantasia e do conhecimento. Os programas abordam a história da literatura, os clássicos, sua evolução, seus gêneros, autores e a importância da ilustração, entre outros temas.
Especial Nelson Rodrigues
Uma visita à vida e à obra do jornalista e escritor.
Conteúdos do tema Literatura
video
FliSalgueiro - Festa Literária e Cultural do Salgueiro

FliSalgueiro - Festa Literária e Cultural do Salgueiro

25/10/2023

A quadra da Escola de Samba do Salgueiro, no Andaraí, recebeu a Festa Literária do Salgueiro – Histórias Sem Fim – promovida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

Curta e Compartilhe

video
II FLIRENA – Festa Literária do Renascença

II FLIRENA – Festa Literária do Renascença

18/10/2023

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Clube Renascença realizaram a 2ª edição da FLIRENA, a Festa Literária do Renascença. O tradicional clube de samba da Zona Norte recebeu o evento, cuja temática foi a literatura afro-brasileira e indígena, e homenageou escritor Joel Rufino dos Santos. 

Curta e Compartilhe

video
Clarice Niskier e Maria Eduarda Jerke - A Alma imoral

Clarice Niskier e Maria Eduarda Jerke - A Alma imoral

11/10/2023

Em Tela Aberta, a atriz e produtora Clarice Niskier e a jornalista e cineasta Maria Eduarda Jerke falam sobre as várias encarnações da obra "A Alma Imoral", de Nilton Bonder.

Tela Aberta 2023

video
Histórias para ouvir - Audiolivros

Histórias para ouvir - Audiolivros

05/10/2023

O #educa fala do poder dos audiolivros. Flavia Lobo conversa com a Maria Carvalhosa, escritora e criadora da Supersônica, editora de audiolivros, que está no estúdio acompanhada do Café, seu inseparável cão-guia.

#educa

video
Literatura negra infantojuvenil

Literatura negra infantojuvenil

15/09/2023

Flavia Lobo recebe o professor e escritor Ricardo Jaheem para um bate-papo sobre literatura preta, autores negros, tradições orais e muito mais.

#educa

video
Mulheres em movimento

Mulheres em movimento

31/08/2023

A convidada deste #educa é Heloisa Teixeira, a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras e uma referência para muitas gerações de meninas e mulheres quando a pauta é feminismo.

#educa

video
Bienal do livro

Bienal do livro

29/08/2023

Está chegando a Bienal do Livro Rio! Em 2023, A feira mais famosa de livros está completando 40 anos e chega à sua 20ª edição.

#educa

video
E.M. São Domingos (3ª CRE) - eixo alfabetização e letramento

E.M. São Domingos (3ª CRE) - eixo alfabetização e letramento

16/08/2023

O projeto desenvolvido no E.M. São Domingos (3ª CRE) usa a rima no processo de alfabetização.

Boas Práticas da Rede

video
Literatura periférica

Literatura periférica

13/07/2023

Conheça a Periferia Brasileira de Letras, um projeto da Fiocruz que lançou edital para coletivos literários em diversas capitais do país.

#educa

video
FliPortela - Festa Literária da Portela

FliPortela - Festa Literária da Portela

18/05/2023

Com o tema sobre o centenário da agremiação, a FliPortela realiza a sua 3ª edição repleta de atividades como oficinas de criação poética, oficinas de percussão, contação de histórias, lançamentos de livros, bate-papos com autores renomados, além de apresentações artísticas e rodas de samba.

Curta e Compartilhe

video
As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

18/04/2023

Este episódio aborda as diversas plataformas e linguagens utilizadas na convergência de conteúdo e narrativa no projeto “Brasiliana Steampunk”, um projeto imersivo em um Brasil fantástico, a partir da História nacional em uma aventura transmídia, mesclando literatura, quadrinhos, games e audiovisual. Conheça a rotina do autor do projeto “Brasiliana Steampunk”, o escritor Enéias Farias Tavares, que também é produtor e professor de Narrativas Transmídias e Literatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Digitalmente – segunda temporada

texto
Carolina de Jesus: a vida e a obra de uma das mais importantes escritoras do país

Carolina de Jesus: a vida e a obra de uma das mais importantes escritoras do país

18/03/2022

 Conheça a trajetória dessa escritora negra..

Reportagens