ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Educação para o desenvolvimento sustentável
SÉRIE
13 Fevereiro 2019 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Unesco MariaRebeca
Maria Rebeca, do Setor de Educação da Unesco no Brasil. Divulgação

A escola não pode mais se voltar apenas à transmissão dos conteúdos disciplinares. Precisa praticar uma educação antenada com os problemas do planeta, e formar alunos engajados na promoção de uma sociedade mais pacífica, tolerante, inclusiva, segura e sustentável. É o que defende a coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes.

A posição de Rebeca não é fruto de uma mera convicção pessoal. É baseada na Agenda 2030, um acordo internacional firmado em 2015 pelos 193 estados-membros da ONU. Ela contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foi concebida a partir de um quadro mundial de aumento da vulnerabilidade, desigualdade, exclusão e violência. Associada a esse panorama, surge a necessidade de construção de novos paradigmas de progresso, uma vez que os padrões de produção econômica e de consumo têm contribuído para o aquecimento global, a degradação ambiental e o crescimento do número de desastres naturais.

Metas

Dos 17 ODS da Agenda 2030, o quarto é voltado para a área de Educação, desdobrado em sete metas, todas fruto dos debates ocorridos durante o Fórum Mundial de Educação realizado em 2015, na Coreia do Sul, e que culminaram na Declaração de Incheon. Basicamente, dizem respeito às políticas de Estado – cuidados com a primeira infância e acesso universal ao sistema educacional, por exemplo. Mas sua concretização também depende do engajamento das escolas.

agenda edu crian inter
Latas se transformaram em instrumentos de percussão em atividade realizada na E.M. Clementino Fraga (8ª CRE). Foto Alberto Jacob Filho, MultiRio

“É fundamental que os professores conheçam os compromissos internacionais da Agenda 2030 e se engajem no cumprimento das metas”, argumenta a coordenadora da Unesco. Afinal, sem a participação dos educadores não é possível promover valores e práticas relacionadas à igualdade de gênero, à cultura da paz, aos hábitos e estilos de vida sustentáveis.

Ainda segundo Rebeca, a Unesco tem buscado articular a adoção de políticas públicas que contribuam para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Atualmente, a instituição organiza, junto com alguns municípios, a inclusão do desenvolvimento sustentável no currículo escolar. “Mas independente de políticas públicas, várias escolas do país têm realizado, por iniciativa própria, projetos de sustentabilidade”, diz.

Vídeos educativos sobre os ODS

Uma dica para os professores que desejam debater os ODS com seus alunos são os oito vídeos produzidos pela Unesco. Eles são direcionados a crianças entre 7 e 11 anos e têm versões em português, espanhol e inglês, podendo também ser úteis às escolas biligues.

Os vídeos são curtos, com pouco mais de dois minutos de duração, e sempre protagonizados por crianças envolvidas em alguma atividade voltada para o desenvolvimento sustentável. Finalizam com um quadro intitulado “Vamos refletir”, que apresenta questões a serem debatidas em sala de aula.
Para acessar os vídeos, clique aqui.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Desastres naturais – infográfico

Desastres naturais – infográfico

19/10/2019

Mostra a relação entre os fenômenos extremos e as mudanças climáticas.

Agenda 2030

texto
Índice de Desenvolvimento Humano – infográfico

Índice de Desenvolvimento Humano – infográfico

18/10/2019

Mostra a evolução do IDH do Brasil e sua posição em relação ao mundo.

Agenda 2030

texto
Desigualdade socioeconômica - infográfico

Desigualdade socioeconômica - infográfico

18/10/2019

Mostra os índices de concentração de renda no mundo.

Agenda 2030

texto
Grupos vulneráveis – infográfico

Grupos vulneráveis – infográfico

17/10/2019

Indica e quantifica segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade.

Agenda 2030

texto
Energia renovável – infográfico

Energia renovável – infográfico

16/10/2019

Explica o que é energia renovável e quantifica sua participação no consumo mundial.

Agenda 2030

texto
Efeito estufa e aquecimento global – infográfico

Efeito estufa e aquecimento global – infográfico

15/10/2019

Explica semelhanças e diferenças entre os dois fenômenos planetários.

Agenda 2030

texto
Meninas superpoderosas da Rede Municipal

Meninas superpoderosas da Rede Municipal

19/09/2019

Conheça algumas alunas e ex-alunas das escolas da Prefeitura, que esbanjam foco e talento.

Agenda 2030

texto
O caminho das águas entre o rio e as nossas torneiras

O caminho das águas entre o rio e as nossas torneiras

13/09/2019

A má utilização dos recursos hídricos em um ponto afeta outros, como um efeito dominó.

Agenda 2030

texto
Ciep Anton Makarenko: onde a cultura da paz transforma o ambiente

Ciep Anton Makarenko: onde a cultura da paz transforma o ambiente

24/06/2019

Escola cria atmosfera gentil, levando reflexão sobre os sentimentos aos alunos.

Agenda 2030

texto
O caos planetário do lixo

O caos planetário do lixo

03/06/2019

  Lixo se tornou uma praga, mas humanidade ainda não se deu conta do tamanho do problema.

Agenda 2030

texto
Diversidade cultural, cotas raciais e urgência de diálogo

Diversidade cultural, cotas raciais e urgência de diálogo

20/05/2019

Para Unesco, só haverá paz quando o progresso beneficiar todas as culturas.

Agenda 2030

texto
Mudanças climáticas no Rio e no mundo: a urgência de novos padrões

Mudanças climáticas no Rio e no mundo: a urgência de novos padrões

10/05/2019

Oceanos estão se tornando mais ácidos e chegando ao limite da capacidade de depuração da atmosfera.

Agenda 2030

texto
O que os índices revelam sobre o Rio de Janeiro

O que os índices revelam sobre o Rio de Janeiro

16/04/2019

Desigualdades prejudicam progresso social da cidade.

Agenda 2030

texto
Como trabalhar a Agenda 2030 na sua escola?

Como trabalhar a Agenda 2030 na sua escola?

05/04/2019

 Em parceria com a Casa Civil e a ONU-Habitat, SME realizou a primeira oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Agenda 2030

video
Oficina sobre ODS/Agenda 2030

Oficina sobre ODS/Agenda 2030

02/04/2019

Destinado a coordenadores pedagógicos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino, o evento apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, bem como ferramentas e estratégias para tratar desses temas nas escolas.

Agenda 2030

texto
Segurança alimentar e agricultura urbana: um breve panorama

Segurança alimentar e agricultura urbana: um breve panorama

01/04/2019

Empobrecimento da alimentação nas cidades acende sinal de alerta na ONU e na União Europeia. Rio tenta avançar na construção de política sustentável.

Agenda 2030

texto
Diversidade nas escolas: como algumas unidades públicas lidam com o desafio de incluir todos

Diversidade nas escolas: como algumas unidades públicas lidam com o desafio de incluir todos

18/03/2019

Praticar educação inclusiva e de qualidade é chave para o desenvolvimento sustentável.Praticar educação inclusiva e de qualidade é chave para o desenvolvimento sustentável.

Agenda 2030

Política de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no site e entender melhor como os visitantes utilizam os nossos serviços on-line. Não são coletados dados pessoais por meio de cookies em nosso site. Ao clicar em Aceitar Cookies você concorda com o uso de cookies. Você também pode visitar Configurações de Cookies para outras opções. Para mais informações, consulte os Termos de Uso, Aviso de Privacidade e Política de Cookies.
Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort