ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Debret, o primeiro cronista da vida carioca
23 Outubro 2015 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

bananeiraConta a História que Dom João e um séquito de 15 mil pessoas desembarcaram na colônia brasileira para fugir das Guerras Napoleônicas (1803-1815), que envolveram toda a Europa. Por ironia do destino, com o fim do confronto e o restabelecimento das relações entre Portugal e França, um artista especializado em pintar Napoleão Bonaparte viria a realizar o mais completo retrato das aceleradas mudanças no Rio de Janeiro de então: Jean-Baptiste Debret. A antiga cidade colonial havia se tornado o destino de diversas missões artísticas, diplomáticas e científicas, mas foi justamente aquele integrante da Missão Francesa quem se tornou o retratista oficial da corte portuguesa no Rio. O resultado de 15 anos de permanência, que incluiu viagens também a São Paulo e à Região Sul, compõe um livro publicado por Debret em três volumes: Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Ainda graças ao artista, foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes (1826), que promoveu a realização da primeira exposição de arte no país (1829).

Itinerário sem rascunho

Nascido em Paris no ano de 1768, Debret foi aluno de Jacques-Louis David, seu primo e principal nome do estilo neoclássico francês, na Academia de Belas Artes da mesma cidade. Durante a Revolução Francesa, cursava Engenharia na Escola Politécnica, onde se distinguiu na cadeira de Desenho. Por volta de 1806, passou a trabalhar como pintor na corte de Napoleão e, com a queda do imperador, em 1815, aceitou o convite para integrar um grupo de intelectuais, liderado por Joachim Lebreton, incumbido não apenas de produzir arte, mas também de formar artistas no outro lado do Atlântico.

Sua segunda opção, de acordo com historiadores, seria rumar para a Rússia, onde o czar Alexandre I também andava à procura de um pintor de história de alto quilate. Mas era no Rio de Janeiro que antigos bonapartistas, como o general-conde de Hogendorp, cultivavam cafezais, na Chácara das Águas Férreas, localizada nas redondezas do atual Alto da Boa Vista. Debret atravessava uma crise pessoal, pois acabara de perder seu único filho, morto aos 19 anos, e estava separado da mulher. Embarcou no veleiro norte-americano Calpe, no porto de Le Havre, em 22 de janeiro de 1816, e aportou no Rio no dia 26 de março de 1816, em meio às homenagens pelo falecimento de Dona Maria I na semana anterior, que incluíam tiros disparados de canhões postados nas fortalezas e nos navios de guerra, a cada dez minutos.

Destaque como professor

Assim que desembarcou, logo realizou seu primeiro trabalho: o Retrato de D. João VI, em tamanho natural e trajes majestáticos. A este se seguiram outros, de diversos integrantes da família real. Mais tarde, foi nomeado cenógrafo do Real Teatro de São João (situado no mesmo local onde hoje fica o Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes) e, em parceria com Auguste Taunay e Grandjean de Montigny, cuidou da ornamentação da cidade para a aclamação de Dom João VI como rei de Portugal, Brasil e Algarves, iniciada em 6 de fevereiro de 1818 e que se estendeu por três noites e três dias.

Ao longo dos primeiros anos no Rio de Janeiro, Debret se dividiu entre o registro dos acontecimentos ilustres da coroa e seu interesse como documentarista das relações na estratificada sociedade brasileira. Mas o principal objetivo da Missão Artística Francesa – promover o ensino da arte no país pela interação dos brasileiros com escritores, arquitetos, escultores, gravadores e pintores europeus – só iria se incorporar ao seu cotidiano a partir de 1826, quando se tornou professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), onde atuou até retornar a Paris. A partir do advento da República, a academia passou a se chamar Escola Nacional de Belas Artes, até 1931, ano em que foi extinta enquanto instituição autônoma, transformando-se em um departamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Aiba foi o ponto de partida para que Debret organizasse, em 1829, a primeira mostra coletiva de arte no Brasil. A Exposição da Classe de Pintura de História da Academia exibia trabalhos próprios, mas também de Montigny e dos alunos de ambos, e deu origem às chamadas Exposições Gerais, que, naquela época, já ofereciam premiação oficial. O sucesso do evento – um público visitante superior a duas mil pessoas – fez com que a coroa portuguesa concedesse a Debret uma distinção reservada a poucos: a comenda da Ordem de Cristo. O maior reconhecimento, no entanto, talvez tenha sido outro: a autorização para permanecer no país por mais tempo do que qualquer outro artista estrangeiro. A previsão inicial de seis anos se estendeu a 15, e o pintor só voltou a Paris quando, em 1831, após a abdicação de Dom Pedro I, solicitou uma licença ao Conselho da Regência, alegando problemas de saúde. Àquela altura da vida, seu maior desejo era editar tudo o que havia produzido – como realmente fez, nos três volumes publicados em 1834, 1835 e 1839, respectivamente.

Maior legado autoral

Diferentemente dos naturalistas que o antecederam, Debret tinha em mente apresentar um panorama que superasse a visão do Brasil como um país exótico e reconhecido, apenas, sob o ponto de vista da história natural. No primeiro volume de Viagem Pitoresca e Histórica do Brasil, estão retratados os indígenas e a formação vegetal; no segundo, os escravos negros e as atividades econômicas dos artesãos, dos pequenos comerciantes urbanos e dos agricultores; no último, as instituições políticas, religiosas e suas manifestações em torno de festas e tradições populares. O caráter de fonte documental do livro está no fato de que Debret teve a preocupação de produzir, também por escrito, uma descrição o mais impessoal possível. “No intuito de tratar de uma maneira completa um assunto tão novo, acrescentei diante de cada prancha litografada uma folha de texto explicativo, a fim de que pena e pincel suprissem reciprocamente a sua insuficiência mútua”, escreveu.

Tanto cuidado tem explicação. A formação neoclássica de Debret fazia com que sua inclinação ideológica pendesse para os valores republicanos da igualdade, da liberdade e da fraternidade. E isso era tudo o que não existia na sociedade brasileira no início do século XIX. No entanto, a sensibilidade do artista lhe dava esperança, como confirma a apresentação feita por ele na abertura de sua mais importante obra, que chamava de coleção: “Animados todos por um zelo idêntico e com o entusiasmo dos sábios viajantes que já não temem mais, hoje em dia, enfrentar os azares de uma longa e ainda, muitas vezes, perigosa navegação, deixamos a França, nossa pátria comum, para ir estudar uma natureza inédita e imprimir, nesse mundo novo, as marcas profundas e úteis, espero-o, da presença de artistas franceses”.

No entanto, o livro de Debret permaneceu na obscuridade na França, e só foi redescoberto nas décadas iniciais do século XX. Entre 1914 e 1945, uma das primeiras publicações ilustradas da imprensa brasileira – a Revista da Semana – publicou 250 imagens do artista francês, com destaque para o chamado Álbum Debret, editado de 1935 a 1937. Em 1938, o colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya adquiriu o acervo completo da Casa Brasileira de Paris. O conjunto de obras foi exibido parcialmente ao público em uma exposição realizada no Museu Nacional de Belas Artes dois anos mais tarde, quando aconteceu, finalmente, o lançamento do livro-coleção pela Livraria Martins.

Depositário da coleção de Castro Maya, o Museu da Chácara do Céu reúne atualmente 451 aquarelas, 58 desenhos e 29 gravuras de Debret na Coleção Brasiliana, que concentra quatro séculos de produções de estrangeiros sobre o Brasil. Outros endereços, como a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e o Instituto Moreira Salles, completam a oferta de trabalhos do artista no Rio de Janeiro.

Fontes:

Enciclopédia Itaú Cultural, O Estado de S.Paulo.

GRIECO, Alfredo. Atualizando Debret. Revista Alceu, v. I, n. 1, jul./dez. 2000, p. 75-90.

LIMA, Valéria. Uma viagem com Debret. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

SIQUEIRA, Vera Beatriz. Aquarelas do Brasil: a obra de Jean-Baptiste Debret. Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 1, jan. 2007.

TREVISAN, Anderson Ricardo. Arte, memória e sociedade: Jean-Baptiste Debret e sua (re)descoberta na primeira metade do século XX no Brasil. Revista Resgate, v. XX, n. 23, jan./jun. 2012, p. 18-27.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
O talento e a perseverança de José Maurício venceram o preconceito

O talento e a perseverança de José Maurício venceram o preconceito

24/11/2017

José Maurício Nunes Garcia foi um dos melhores compositores brasileiros de música sacra.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

03/03/2017

Compositor, maestro e instrumentista carioca de renome internacional, Villa-Lobos uniu a música popular à erudita.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Zuzu Angel, mãe da moda brasileira

Zuzu Angel, mãe da moda brasileira

19/01/2017

Pioneira na criação de uma moda genuinamente nacional, a estilista deu contornos políticos ao seu trabalho a partir da morte do filho.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Noel Rosa e uma história que deu samba

Noel Rosa e uma história que deu samba

04/01/2017

Jovem de Vila Isabel uniu os sambas do morro e do asfalto por meio de composições que retratavam o cotidiano com humor e crítica social.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Machado de Assis, mestre da literatura brasileira

Machado de Assis, mestre da literatura brasileira

26/10/2016

O autor inaugurou o movimento artístico chamado realismo e já foi traduzido para 16 línguas.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Carmen Miranda, a pequena notável

Carmen Miranda, a pequena notável

02/09/2016

Apesar de ter nascido em Portugal, Carmen Miranda é considerada a primeira artista multimídia do Brasil.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pedro Ernesto: poder público nas zonas Norte e Oeste do Rio

Pedro Ernesto: poder público nas zonas Norte e Oeste do Rio

26/08/2016

Administrou o município do Rio de Janeiro na década de 1930, iniciando a construção de oito hospitais e 28 escolas públicas.   

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Estácio de Sá: o corajoso português que fundou o Rio

Estácio de Sá: o corajoso português que fundou o Rio

01/03/2016

Persistente, ele lutou contra franceses e indígenas para dominar a Baía de Guanabara e povoar o local onde hoje é a cidade do Rio.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pereira Passos, o prefeito da reforma

Pereira Passos, o prefeito da reforma

24/02/2016

O engenheiro Pereira Passos foi o maior responsável pela reformulação que, no início do século XX, deu ao centro do Rio seu ar de metrópole.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Um santo soldado em defesa do Rio

Um santo soldado em defesa do Rio

19/01/2016

O italiano Sebastião e sua trajetória até tornar-se o padroeiro da nossa cidade. 

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A alma nobre do abolicionista José do Patrocínio

A alma nobre do abolicionista José do Patrocínio

18/11/2015

Articulador fundamental para o fim da escravidão no país, ele abraçou também a causa dos retirantes nordestinos e até a defesa dos animais.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A grande pianista Guiomar Novaes

A grande pianista Guiomar Novaes

10/11/2015

Considerada uma das melhores instrumentistas do início do século XX, ela teve uma carreira impecável no exterior por mais de 60 anos.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
André Rebouças, engenheiro e educador

André Rebouças, engenheiro e educador

21/09/2015

Engenheiro de prestígio, o que contribuiu para que desse nome a um importante túnel da cidade, Rebouças foi um intelectual preocupado com a inclusão social do negro no Brasil.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Cartola: samba e poesia em verde e rosa

Cartola: samba e poesia em verde e rosa

03/09/2015

Representante autêntico do samba e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, músico leva requinte a composições que atravessam décadas.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Lota, a mulher que fez do aterro um jardim

Lota, a mulher que fez do aterro um jardim

30/07/2015

Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, ou simplesmente Lota, foi responsável por evitar a construção de quatro avenidas com prédios à beira-mar, em prol da realização do atual Parque do Flamengo.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Oswaldo Cruz, uma vida dedicada à saúde pública

Oswaldo Cruz, uma vida dedicada à saúde pública

14/07/2015

Médico, cientista e sanitarista, foi responsável pelo combate de doenças infecciosas que matavam milhares de brasileiros.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pixinguinha, um dos maiores no olimpo da MPB

Pixinguinha, um dos maiores no olimpo da MPB

02/07/2015

Com uma carreira que começou ainda na infância, o maestro foi responsável por incorporar elementos tipicamente brasileiros às técnicas de orquestração e de arranjo de então.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Anchieta e os primórdios da educação no Brasil

Anchieta e os primórdios da educação no Brasil

26/05/2015

O jesuíta é tido não só como pioneiro da área de ensino, mas também da arte brasileira.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
O fotógrafo da modernização do Rio de Janeiro

O fotógrafo da modernização do Rio de Janeiro

19/05/2015

Estimativas apontam que Augusto Malta produziu de 30 a 60 mil registros, ao longo das mais de três décadas em que trabalhou para a prefeitura da cidade.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A primeira mulher caricaturista do Brasil

A primeira mulher caricaturista do Brasil

27/04/2015

Com o pseudônimo de Rian, Nair de Teffé publicou em jornais brasileiros e estrangeiros. Artista multitalento, foi ainda feminista e esposa do presidente Hermes da Fonseca.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Heitor dos Prazeres: um artista do samba e das tintas

Heitor dos Prazeres: um artista do samba e das tintas

08/04/2014

Compositor, ele participou do nascimento das escolas de samba do Rio de Janeiro. Como pintor, teve o talento reconhecido até pela rainha da Inglaterra.

Heróis e Heroínas do Rio