ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Conteúdos do tema Inovação
texto
Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

10/04/2024

O Fórum acontece entre 15 e 18 de abril no Riocentro. Vem conhecer as ideias que estarão em pauta. Preparamos um infográfico contendo informações importantes sobre o ecossistema de startups no Brasil e o Startup 20. O material pode ser útil para trabalhar com os seus alunos na sala de aula.

Andar no G20

texto
Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

video
GETs: abrindo as portas para a inovação

GETs: abrindo as portas para a inovação

19/10/2023

Assista à mesa GETs: abrindo as portas para a inovação, parte do Seminário MultiRio 30 anos - criatividade fazendo escola.

Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola

video
Inovação na BNCC

Inovação na BNCC

02/05/2019

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

#educa

video
Inovação

Inovação

23/05/2017

O conceito de inovação e seus significados no mundo contemporâneo. Os efeitos sociais e econômicos. O sistema de inovação: empresas, universidades, governos. A participação de cidadãos e consumidores no processo de inovação. Convidados: Carla Cipolla, professora da Coppe/UFRJ; Paulo Tigre, professor de Economia da UFRJ.

Pensares

audio
Trabalho a distância

Trabalho a distância

27/10/2016

De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, 2 horas e 21 minutos por dia para ir e voltar do trabalho. Como a tecnologia pode ajudar profissionais e empresas a obterem uma melhor relação entre trabalho e qualidade de vida. A complexa relação entre trabalho, distância, fuso horário, cultura e direitos trabalhistas além de nossas fronteiras. Convidado: Bruno Evangelista, desenvolvedor no Vale do Silício.

Interconectados

audio
Criptomoedas

Criptomoedas

27/10/2016

As diferentes formas de moeda que surgem na internet promovem questionamentos sobre um possível surgimento de economias independentes de bancos e governos. As criptomoedas: como usá-las, se são seguras e quais as suas influências na economia atual e futura. Convidado: Safiri Felix, diretor executivo da CoinBR.

Interconectados

audio
Drones

Drones

28/09/2016

Eles estão em todos os lugares e a cada dia surge uma nova aplicação para seu uso: entregas, vigilância, filmagens, inspeção, cartografia e muito mais; funcionalidades e possibilidades desses equipamentos. Convidado: Fernando Villares, da DJI, uma das maiores fabricantes de drones do mundo.

Interconectados

audio
Realidade aumentada

Realidade aumentada

21/09/2016

Por que um jogo em realidade aumentada promoveu uma verdadeira febre entre os gamers, provocando invasões de propriedades privadas, públicas, museus, etc.; o que está por trás dessa tecnologia que vem mudando a forma como vemos e interagimos com o mundo real. Convidado: Esteban Clua, vice-diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e diretor do UFF Medialab.

Interconectados

audio
Crowdfunding

Crowdfunding

13/09/2016

Oportunidades em ações de financiamento coletivo; quem são os investidores e por que investem; a importância de cada item para uma boa campanha; casos de sucesso e curiosidades desse segmento. Convidado: Diego Reeberg, sócio-fundador do Catarse, site de financiamento coletivo.

Interconectados

audio
Fabricação digital

Fabricação digital

23/08/2016

Os estágios atual e futuro de desenvolvimento das fábricas digitais; oportunidades que surgem nesse novo modelo de produção, marcando os desafios para sua expansão; como esse conjunto de tecnologia pode ser o caminho para a formação de uma nova geração, em que as possibilidades do fazer serão a base de seu conhecimento. Convidado: Flavio Carvalho, designer, mestre em Design e professor da PUC-Rio.

Interconectados

audio
Computação em nuvem

Computação em nuvem

10/08/2016

Possibilidades da computação em nuvem; definição de nuvem computacional e como usá-la a nosso favor para não perder arquivos; fragilidades e riscos dessa tecnologia; dicas de segurança; utilização pelas instituições de ensino, por professores e alunos. Convidado: Nilton Rizzo, professor da UFRRJ, mestre e doutorando em Computação pela UFRJ.

Interconectados