ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A presença polonesa no Rio de Janeiro
21 Janeiro 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Cristo ReiAssim como o Rio de Janeiro, a cidade de Świebodzin, na Polônia – distante cerca de 400 quilômetros da capital Varsóvia –, também tem como atrativo turístico uma estátua de Cristo: com 36 metros, a do Cristo Rei é considerada a maior representação escultural de Jesus Cristo no mundo, à frente dos 30 metros do Cristo Redentor.

Mas essa não é a única semelhança entre os dois lugares. Desde que os conterrâneos do astrônomo Nicolau Copérnico, do músico Frédéric Chopin e do Papa João Paulo II desembarcaram no porto do Rio em busca de melhores condições de vida, a presença polonesa pode ser notada em vários cantos da cidade.

Os exemplos são diversos: estátuas e monumentos, celebrações culturais, missas em polonês e mesmo a homenagem no nome dado a duas unidades de ensino da Rede – a Creche Municipal Papa João Paulo II, no Grajaú, e a Escola Municipal Polônia, em Magalhães Bastos, inaugurada em 1959, quando alguns países foram prestigiados com a atribuição de seus nomes a diversas escolas municipais cariocas.

Até quando o assunto é futebol tem polonês na área: o Fluminense adotou o Papa João Paulo II como padroeiro do time – o João de Deus, tema de uma das canções da torcida.

Rio: porta de entrada para uma vida nova

Não se sabe definir com precisão a data de chegada dos primeiros poloneses ao Rio de Janeiro, tampouco quantos vivem hoje na cidade. No Brasil, o período de maior afluência desses imigrantes foi a segunda metade do século XIX, a partir de 1870 – ainda que colonos tenham chegado antes dessa data, acompanhando a imigração alemã.

A entrada se dava pelo porto do Rio de Janeiro – então capital do país –, onde permaneciam na Hospedaria Ilha das Flores até serem encaminhados a outras localidades, especialmente no sul do país, atraídos pelo clima semelhante ao europeu, sendo que Curitiba reuniu a maior concentração deles.

Estima-se que, até 1914, mais de 100 mil imigrantes vindos da Polônia chegaram ao país, a maioria colonos em busca de uma propriedade de terra. Devido à complicada situação econômica de seu país, emigravam vislumbrando melhores condições de vida no novo continente. O Brasil foi escolhido por facilitar a presença de estrangeiros para, entre outros motivos, substituir a mão de obra escrava.

Também vieram membros do clero e personalidades como o médico Pedro Luís Napoleão Czerniewicz, que, aceito como membro titular da Academia Imperial de Medicina, produziu manuais em língua portuguesa orientando leigos e acadêmicos nos atendimentos diários e nos primeiros diagnósticos. Suas publicações tornaram-se referência para a medicina no país.

Anos mais tarde, sobretudo entre as décadas de 1920 e 1940, a presença de meretrizes polonesas, muitas das quais judias, reforçou estereótipos antissemitas no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades onde o termo “polaca” era sinônimo de prostituta.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), criou-se no Rio de Janeiro o Comitê de Ajuda às Vítimas da Guerra na Polônia, sob o patrocínio da Cruz Vermelha brasileira. Quando o Brasil ingressou no conflito, foram abertas a União dos Voluntários Poloneses da América Latina e a Casa do Soldado Polonês no Rio de Janeiro, onde permaneciam os que aguardavam o transporte para retornar à Europa.

No total, 580 voluntários migraram para as Forças Armadas Polonesas, no Ocidente, e muitos lutaram nas fileiras do Corpo Expedicionário Brasileiro. No pós-guerra, grande parte dos imigrantes era constituída por ex-soldados das Forças Armadas Polonesas no Ocidente e por refugiados da guerra.

Um passeio cheio de história: do Centro a Copacabana

Estátua do papa João Paulo II em frente à Catedral de São Sebastião - Wikimedia commonsO “tour polonês” pela Cidade Maravilhosa começa no Centro, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde, em 7 de julho de 1985, foi inaugurada uma estátua do Papa João Paulo II em comemoração aos cinco anos da primeira visita do pontífice ao local. A escultura em bronze, obra de Mário Agostinelli, fica no jardim em frente à porta principal.

Dali, rapidamente chega-se ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), na Glória, onde estão sepultados, no mausoléu, dez pracinhas descendentes de poloneses. A presença desses combatentes no monumento também está marcada por uma placa comemorativa, oferecida pela Associação dos Ex-Combatentes Poloneses (Stowarzyszenie Polskich Kombatantow – SPK) em agradecimento aos anos de amizade entre Brasil e Polônia.

Além disso, o local já sediou muitos eventos, que vão desde um protesto pelo estado de sítio decretado na Polônia, em 1981; até a exposição Liberdade, Soberania, Democracia: Polônia, 25 Anos, em outubro de 2014, uma parceria entre o Monumento aos Pracinhas e a Polônia Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro – associação com sede no bairro de Laranjeiras.

O acontecimento mais marcante, no entanto, é a homenagem ao soldado polonês, em solenidade realizada todos os anos no dia 15 de agosto, da qual sempre participaram membros das Forças Armadas Brasileiras e representantes diplomáticos do país europeu.

No mesmo dia, é celebrada uma missa na capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro do Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 215) e que funciona há mais de 60 anos como o centro paroquial da Polônia no Rio de Janeiro. Lá, é possível participar de missas inteiramente em polonês.

A construção data do século XVIII, no terreno de um palácio pertencente à rainha Carlota Joaquina, esposa do rei dom João VI, que a utilizou como oratório particular. Anos depois, Marquês de Abrantes comprou o terreno e ordenou a construção da capela de Nossa Senhora das Dores, já no estilo em que se encontra atualmente. Segundo Zdzislaw Malczewski SChr, autor de diversos artigos e publicações como A Presença dos Poloneses e da Colônia Polonesa no Rio de Janeiro, a Sociedade Beneficente Polônia – fundada em 1890 – assinou o contrato de aluguel da igreja em 1953 e se responsabiliza por ela até hoje.

Chopin-Halley Pacheco de Oliveira-wikimediaAntes disso, durante comemorações cívicas e em ocasiões especiais, os poloneses frequentaram outras igrejas, em Niterói e no Rio de Janeiro, como a de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo.

Um quê de Polônia também pode ser visto na Urca. Na Praia Vermelha, está a estátua do compositor e pianista Frédéric Chopin. Confeccionada em bronze pelo artista Augusto Zamoyski, a peça foi doada à cidade pela comunidade polonesa depois da destruição da original, em Varsóvia, durante a invasão alemã.

Mas o monumento nem sempre esteve ali. Antes de chegar ao bairro, em 1964, a estátua ficou durante 15 anos em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia, sendo retirada depois de protestos por se tratar de uma homenagem a um artista estrangeiro na entrada de um templo carioca da música. No local, foi colocada uma estátua do maestro Carlos Gomes. A de Chopin seguiu para o local onde se encontra até hoje.

Se, no final de todo o trajeto, a fome bater, é só dar uma “esticadinha” até Copacabana, onde funciona desde 1948 o restaurante A Polonesa, que tem no menu comidas típicas do país eslavo. Smacznego (ou, em português, bom apetite)!

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Os indígenas e a construção do Rio de Janeiro

Os indígenas e a construção do Rio de Janeiro

22/10/2018

O carioca deve boa parcela de sua identidade aos Tupinambá e Temiminó.

Rio Multicultural - reportagens

texto
O legado indígena na cidade e no povo carioca

O legado indígena na cidade e no povo carioca

11/08/2014

Você sabe por que a pessoa que nasce no Rio é chamada de carioca? Confira essa e outras incontáveis influências dos primeiros habitantes da cidade em nossa cultura.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Chineses no Rio de Janeiro

Chineses no Rio de Janeiro

05/08/2014

A comunidade, presente na cidade desde a vinda da família real portuguesa, tem, hoje, mais de 10 mil imigrantes, que enriquecem a vida carioca com sua cultura milenar.

Rio Multicultural - reportagens

texto
A farta cultura árabe em terras cariocas

A farta cultura árabe em terras cariocas

22/07/2014

Comércio, indústria, construção civil, medicina e política são apenas algumas das áreas em que os sírio-libaneses têm deixado sua marca na vida da cidade.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Africanos fazem parte da alma carioca

Africanos fazem parte da alma carioca

07/07/2014

O número de negros – escravos e livres – no Rio de Janeiro do século XIX era o maior entre as cidades das Américas. 

Rio Multicultural - reportagens

texto
Arigatô, Nippon!

Arigatô, Nippon!

24/06/2014

A cultura japonesa integra o dia a dia do cenário carioca, seja na arte, na gastronomia ou nos festejos da cidade.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Britânicos hábitos cariocas

Britânicos hábitos cariocas

16/06/2014

Alguns pesquisadores afirmam que a primeira partida de futebol, no Brasil, foi promovida por um escocês que trabalhava em Bangu. Na verdade, os britânicos influenciaram uma série de costumes do Rio do Janeiro.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Presença alemã nas esquinas e nos sabores do Rio

Presença alemã nas esquinas e nos sabores do Rio

10/06/2014

Agora é a Copa do Mundo que traz os alemães ao Brasil, mas essa viagem cruzando o oceano é de outros carnavais...

Rio Multicultural - reportagens

texto
Judeus no Rio de Janeiro, uma experiência plural

Judeus no Rio de Janeiro, uma experiência plural

27/05/2014

Com personalidades de destaque nos mais diversos ramos de atuação, imigrantes e seus descendentes vêm influenciando a vida carioca, do comércio à cultura, há gerações. 

Rio Multicultural - reportagens

texto
Espanhóis no Brasil: o início da luta por uma jornada de trabalho mais humana

Espanhóis no Brasil: o início da luta por uma jornada de trabalho mais humana

06/05/2014

Os "braceros", como eram chamados, foram responsáveis pelo início da organização da massa trabalhadora na cidade do Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o XX. 

Rio Multicultural - reportagens

texto
Os imigrantes italianos e a Cidade Maravilhosa

Os imigrantes italianos e a Cidade Maravilhosa

15/04/2014

Segundo estudos, mesmo antes da segunda metade do século XIX já havia italianos no Rio de Janeiro, a serviço da corte portuguesa.

Rio Multicultural - reportagens

texto
França-Rio de Janeiro: uma ligação antiga

França-Rio de Janeiro: uma ligação antiga

01/04/2014

No início eram corsários; depois, vieram os artistas; por fim, profissionais especializados, com seus produtos chiques, ao gosto da elite brasileira. Resultado? O charme francês ainda vive entre nós.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Rio, uma cidade portuguesa com certeza

Rio, uma cidade portuguesa com certeza

17/03/2014

Aqui, começa a série Rio Multicultural sobre os diversos povos que originaram o carioca do século XXI. Africanos, indígenas e imigrantes contribuíram para a identidade cultural da cidade, mas os portugueses têm papel privilegiado, pois, após o Grito da Independência, nenhum outro fluxo migratório para a cidade foi tão intenso quanto o deles.

Rio Multicultural - reportagens

texto
Hospedaria da Ilha das Flores: porta de entrada virou museu de imigrantes

Hospedaria da Ilha das Flores: porta de entrada virou museu de imigrantes

26/12/2013

O Rio de Janeiro é uma cidade multicultural. Na matéria inaugural da série sobre os imigrantes que deram origem à população carioca, conheça a primeira parada, na Ilha das Flores.

Rio Multicultural - reportagens