ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Arthur Pires, professor de Educação Física
17 Junho 2016 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

arthurpiresfinalizadaProfessores de Educação Física do Ensino Fundamental costumam se preocupar em desenvolver as habilidades motoras de seus alunos, mas Arthur Pires e seus colegas do Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga, 8ª CRE, em Bangu, buscam também “trazer um pouco do mundo para a sala de aula”.

Formado pela UFRJ, Arthur é sócio do pai (que o inspirou a seguir a profissão) em uma academia de ginástica em Campo Grande, e, desde 2011, é professor concursado da Rede Municipal de Educação.

Era recém-formado quando começou a lecionar no Ciep, e reparou que as crianças, em geral, tinham sua vida restrita às redondezas da escola e da casa – vidas permeadas, muitas vezes, pela violência dos tiroteios na Favela do Taquaral e, ao mesmo tempo, com um cotidiano quase rural. Essa realidade fez com que ele e os outros professores de Educação Física da unidade – Rodrigo Diocesano e Renata Morielo – decidissem ir além das atividades físicas propriamente ditas e agregassem informações que pudessem ampliar o horizonte das crianças.

Meio ambiente

Foi assim que Arthur desenvolveu o seu método. Ele inicia as aulas frequentemente com vídeos, partindo depois para a parte prática. A aula sobre saltos, por exemplo, começou com a exibição de um vídeo que tratava do meio ambiente. Os alunos do 1º ano, com cerca de 6 anos, assistiram ao biólogo Mario Moscatelli mostrando a degradação da Baía de Guanabara. Em seguida, Arthur os levou para observar o riacho que passa atrás do Ciep e explicou que, como todos os outros da região, ele também deságua na Baía de Guanabara. Observaram, então, um mapa e localizaram nele o bairro de Bangu, onde moram e estudam, e a Baía, sobre a qual estavam aprendendo.

A parte prática consistiu em “construir” um “rio” fictício com cordas azuis, cujas margens foram demarcadas por cordas vermelhas. As crianças deviam saltar sobre o “rio”. O professor disse a elas que se o “rio” estava limpo era porque a comunidade do entorno separava o lixo e a companhia de limpeza urbana o levava. Mas se, em vez desse hábito, descartassem o lixo na rua, a chuva levaria o entulho para o curso d’água, poluindo-o.

aulaarthurpiresPara demonstrar, pegou mochila, cadeira, papelão e colocou no cenário, pedindo que as crianças saltassem sobre ele novamente. Com o “lixo”, os saltos ficaram mais difíceis. Do mesmo modo, falou o professor, também acontece na vida da gente: se poluímos nossos rios, não podemos mais nadar neles sem o risco de contrair doenças, e toda a poluição vai parar no oceano.

Arthur explica que utilizar conceitos de outras disciplinas está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que preconizam o uso de temas transversais, como meio ambiente, saúde, trabalho e ética, entre outros, nas diferentes disciplinas. O objetivo é que o conteúdo apresentado dialogue com a realidade na qual os estudantes estão inseridos.


Jogos Olímpicos e inclusão

Os Jogos Olímpicos são tema de várias aulas. Uma delas teve como mote Terezinha Guilhermina, corredora brasileira multimedalhista paralímpica, que é cega. Após conhecer a história de Terezinha, por meio de um documentário, e saber que as Paralimpíadas reconhecem o valor das pessoas com deficiência, destinando às competições as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos, os estudantes experimentaram correr com venda nos olhos. Contaram com o apoio de um atleta-guia, ou seja, um colega sem venda que corre ao lado, simulando uma disputa paralímpica.

Outros assuntos abordados foram o racismo no futebol (caso do goleiro Aranha, xingado durante jogo no Rio Grande do Sul); o espaço da mulher em jogos tradicionalmente associados ao universo masculino (vídeo com gols de Marta, que possui marcas iguais ou melhores que Neymar e Messi); e a questão de gênero (bailarinos e ginastas rítmicos – atletas que muitas vezes enfrentam preconceitos machistas).

Arthur conta que o vídeo introdutório ao tema facilita o aprendizado, porque a informação visual mostra concretamente o objeto a ser tratado, fazendo com que um aspecto até então estranho seja conhecido.

Matemática

Até a Matemática tem lugar nas aulas de Educação Física de Arthur Pires. Ele criou o “Minibasquete Matemático” – sucesso entre a garotada. Nesse jogo, há uma pontuação limite igual a 20. O professor reciclou a lixeira e a adaptou, colocando uma tela mosquiteiro como cesta e fazendo, dessa forma, com que ficasse em uma altura acessível às crianças pequenas. A distância entre o jogador e a cesta é ocupada por quadrados com a pontuação que se irá alcançar, caso se arremesse dali. Quanto mais longe da cesta, mais pontos se marcam. Dessa maneira, lances do quadrado mais distante – que vale cinco pontos – garantem a vitória em apenas quatro arremessos exitosos. Já do quadrado mais próximo à cesta, é preciso acertar 20 lances para chegar ao total necessário à vitória, pois nessa posição a cesta vale apenas um ponto. As crianças são divididas em equipes e cabe aos times decidir a melhor estratégia a seguir: de onde lançar a bola, de acordo com as variáveis com as quais contam – como ter ou não no time craques que sejam hábeis o suficiente para acertar a cesta dos quadrados mais afastados.

Aos 29 anos, prestes a ser pai pela segunda vez, Arthur Pires está contente com a escolha profissional. Tanto que, em fevereiro de 2016, passou no concurso para se tornar professor 40 horas na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Vai fazer a formação em junho e espera ser chamado em breve. Mesmo nas horas vagas, ele se dedica ao esporte, mais precisamente à corrida, a ponto de ter completado os 42 quilômetros da Maratona do Rio em maio (do Posto 10, no Recreio, ao Aterro do Flamengo). “A maratona possui um apelo simbólico muito grande, já que é a modalidade fundadora dos Jogos Olímpicos.”

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

16/12/2016

Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

11/11/2016

Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

27/10/2016

Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

03/06/2016

Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor