31/05/2023
No primeiro episódio da série Boas Práticas da Rede, conheça a revista digital Os Carioquinhas, fruto de um projeto desenvolvido na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Idealizada pela diretora Gisele Alves, pela professora de sala de leitura Jaqueline Borges e pela coordenadora pedagógica Ivone Taranto, a revista tem o objetivo de estimular a escrita espontânea e trabalha com os alunos a temas ligados à midiaeducação e à comunicação midiática. Do 1º ao 6º ano, todos os alunos são convidados a participar. De periodicidade bimestral, a revista traz sessões divertidas com jogos e charadas, recadinhos do coração, receitas culinárias enviadas pelos pais e responsáveis e aborda temas como mulheres artistas, como Tarsila do Amaral e Conceição Evaristo.
Boas Práticas da Rede
29/05/2023
Vamos falar sobre cyberbullying? Conheça o trabalho realizado pelos alunos do 6° ano do Colégio Pedro II, unidade Engenho Novo, em campanha contra o (cyber)bullying e o preconceito. Além de pesquisas e discussões, o projeto envolveu jogos educativos e reflexões sobre conceitos e valores como empatia e confiança. Para a divulgação, os estudantes aprenderam a fazer QRcodes que foram espalhados pelo colégio com a finalidade de estimular a reflexão e promover o respeito no universo da Internet e fora dela. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Informática Educativa da professora Regina Rocha e intitulado “Cidadania Digital”.
Digitalmente – segunda temporada
16/05/2023
Os algoritmos têm um impacto direto sobre como navegamos e consumimos na internet hoje. A pesquisadora Nina Da Hora, cientista da computação, estuda isso sob a ótica da segurança de dados. Ela dedica seu trabalho à promoção de tecnologias responsáveis, aquelas que devem ser pensadas, criadas e espalhadas levando em conta a diversidade, a inclusão e o cuidado com os dados pessoais dos usuários do mundo todo.
Digitalmente – segunda temporada
24/04/2023
No quarto episódio da segunda temporada de Digitalmente, o assunto é direito autoral. Existem diversas questões desafiadoras sobre o tema do direito autoral e da propriedade intelectual que vêm surgindo em função das novas tecnologias, na produção de conteúdos no universo digital. A Inteligência Artificial vem desafiando as legislações em todo o mundo, particularmente por conta do lançamento do ChatGPT e semelhantes. Mas o uso inapropriado de fotos, vídeos e obras artísticas de terceiros é disseminado, dando a impressão de que na web, tudo pode. O advogado Felipe Danneman, apaixonado por este tema, vai explicar, com exemplos, por que a internet não é uma terra sem lei, com ou sem a IA.
Digitalmente – segunda temporada
10/04/2023
Conheça a Torre Verde, projeto piloto da Faperj, instalado no terreno da E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Ali, são trabalhados quatro eixos da sustentabilidade: aproveitamento de água da chuva, reciclagem de plásticos, uso de energia solar e compostagem com restos de alimentos. O episódio também mostra detalhes do projeto Tem Menina no Circuito, uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ, com foco em Robótica e no empoderamento feminino. As estudantes são estimuladas a se interessar pelas Ciências - entendendo que podem se destacar e escolherem profissões ligadas a esta área do conhecimento -, por meio de atividades lúdicas, como a construção de uma casinha de bonecas que utiliza energia hidrelétrica e energia solar para funcionar.
Digitalmente – segunda temporada
04/04/2023
Na E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha, várias ações estão transformando a forma de aprender e de ver o mundo dos estudantes. A primeira parte do episódio apresenta o projeto Bonde da Gambiarra, desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Os materiais trabalhados abordam tecnologias, ciências e arte de forma lúdica. Outra ação destacada é o laboratório de Cultura Maker montado na escola em parceria com a CRIAP, uma plataforma educativa. Alunos do 5º e do 6º ano se inscrevem no laboratório e desenvolvem soluções para problemas da própria comunidade usando a robótica.
Digitalmente – segunda temporada
03/03/2023
Entenda como pode se apropriar da mídia jornalística no dia a dia da sala de aula.
Reportagens
02/02/2023
Saiba como ensinar a respeito das mídias na perspectiva da midiaeducação.
Reportagens
01/02/2023
A Aula Inaugural do Ano Letivo 2023 marca a abertura da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos. O secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, os subsecretários das diversas subsecretarias que compõem a SME-Rio e o presidente da MultiRio, Paulo Miranda, falam sobre o início do ano letivo
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
31/01/2023
A MultiRio transmite a Aula Inaugural do Ano Letivo 2023 com a abertura da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Notícias
31/01/2023
Confira o documento orientador da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos – Roteiro 2023;
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
31/01/2023
Acompanhe o vídeo do Tema 1 - Avaliação: como entender e trabalhar os resultados de aprendizagem com Christianne Guimarães Fournier, coordenadora de Avaliação (SME/CAV); e Letícia Côrtes, gerente de Elaboração e Aplicação (SME/CAV/GEA). Confira as apresentações e vídeo facilitadores para a dinâmica das atividades desenvolvidas nas unidades escolares durante a Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023, que acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro. Veja também o documento orientador Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos – Roteiro 2023.
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023